Precisamos falar de backup

Há várias razões para priorizar o investimento (de tempo e dinheiro) no backup dos seus arquivos. A principal é ter condições de continuar o seu trabalho do ponto em que você parou — aconteça o que acontecer.

Ter seguro dos seus equipamentos de trabalho é fundamental, mas tem coisas que esta medida não resolve. Ela recupera as suas ferramentas, mas não os seus dados, os arquivos, as suas planilhas, as suas imagens ou vídeos.

Uma boa solução de backup não precisa ser cara

Felizmente, há uma enorme quantidade de soluções para quem precisa salvaguardar cópias de seus dados.

Atualmente, elas se dividem entre as soluções “nas nuvens” e nos dispositivos físicos à sua disposição.

Pode começar pelas respostas mais simples e, na medida em que seu trabalho vai evoluindo e, como consequência, os seus ganhos, você vai incluindo meios mais sofisticados de segurança.

O backup nas nuvens

Esta é uma das maneiras mais convenientes de manter arquivos redundantes guardados e é largamente difundida entre os usuários de smartphones.

Há várias empresas que prestam este tipo de serviço que ocorre de forma “invisível”, por que é feito automaticamente. Cada foto nova, gravada no celular, é replicada em um servidor nas nuvens.

Um dos serviços mais usados é o do próprio Google que, neste momento, oferece um espaço de 15GB gratuito nos seus servidores para cada usuário.

Para armazenar as fotos do meu celular, eu tenho achado este número razoável. Mas eu entendo que muitas pessoas conseguem “estourar” este limite dentro de algum tempo.

Neste caso, o Google oferece opções de upgrade, que podem incluir os arquivos da família ou da empresa toda.

Tenha em mente que “a nuvem” nada mais é que “o computador dos outros”. E isso é o suficiente para muitas pessoas olharem com desconfiança para este tipo de solução.

Eu recomendo o bom senso: se você tem uma empresa, que trata de dados sensíveis, o ideal pode ser evitar entregá-los a terceiros.

Entenda que o Google tem atuação em diversas áreas de negócios e, se algumas destas áreas estiver no mesmo lugar que a sua empresa, você realmente deveria pensar com calma se deveria entregar seus dados para um concorrente guardar.

Use HDs e SSDs externos

Esta é a solução mais simples e barata que se pode imaginar no armazenamento de dados.

HDs internos 2,5 (para notebooks) que podem ser usados externamente com um cabo SATA/USB. Eles precisam ser armazenados com cuidados extra, por que não tem invólucro de proteção.

Algumas pessoas irão argumentar que os HDs (discos rígidos ou Hard Drives) estão em franco declínio e serão substituídos pelos SSDs (dispositivos de estado sólido ou Solid State Drive).

Isso é verdade, por um lado.

Por outro lado, os discos rígidos são uma tecnologia que atingiu o seu ápice. Em outras palavras se tornaram o mais eficientes e seguros do que nunca foram.

Introduzida no mercado pela IBM, em 1956, esta tecnologia já tem aproximadamente 70 anos de desenvolvimento.

Como tecnologia pense em algo robusto, que atravessou décadas de provações. É disto que estamos falando.

É desta segurança que você precisa, quando falamos de backup de arquivos importantes.

E, justamente por ser uma tecnologia estabelecida estas unidades não são caras para serem produzidas. Você pode comprar em grandes quantidades e manter seus arquivos guardados em várias, com a necessária redundância.

Eu também uso SSDs como backups temporários em unidades externas. Mas os HDs ainda ganham em eficiência, segurança e custo.

HDs externos são uma solução eficiente e de baixo custo. Podem ser comprados em prestações, como se você estivesse pagando por um serviço nas nuvens.

Um servidor NAS

O Network Access Server ou Servidor de Acesso pela Rede é um dispositivo que combina a nuvem e o acesso físico.

É como se você tivesse a sua própria nuvem. Trata-se de um servidor, conectado a sua rede, com o único objetivo de guardar os seus dados.

Usualmente, os NAS possuem 3 ou mais dispositivos de armazenamento (HDs ou SSDs), todos com o mesmo conteúdo. Ou seja, se um falhar, você ainda tem os arquivos gravados em outros 2 ou mais dispositivos.

Você pode configurar o seu NAS para ser acessível apenas da rede local, dentro da sua casa ou empresa ou pode permitir o acesso de fora, de qualquer lugar do mundo.

Conclusão

É comum dizer, sobre o backup, “se você só tem um, então não tem nenhum”.

A ídéia da redundância é a mais importante, aqui. Por este motivo, sinta-se à vontade para combinar mais de uma solução, para pôr os seus arquivos em segurança.

Ter um ou dois servidores NAS é a solução profissional e de alto nível, evidentemente.

Eu considero suficiente ter meus arquivos na nuvem e a maior parte deles em HDs externos.

Referências

O HD externo que uso atualmente: https://amzn.to/3VHAdQy

HD Externo Toshiba 4TB Canvio: https://amzn.to/4cDC7rF

HD WD Blue 1TB 2,5″ interno SATA: https://amzn.to/4cKoKWL

Cabo SATA/USB para conectar o HD 2,5″ interno ao computador: https://amzn.to/4cHJ3Ut

Servidor NAS Synology Diskstation 2 baias DS220J: https://amzn.to/3PLZHbK


Descubra mais sobre coisasdogeek.com.br

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Posted

in

by

Comments

Deixe um comentário

Descubra mais sobre coisasdogeek.com.br

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo