Mais de 1000 poses para retratos e ensaios

O livro POSE, do fotógrafo Mehmet Eygi, reúne mais de 1000 sugestões de poses para você usar em seus ensaios ou retratos.

Muito bem ilustrado e bem explicado, a obra reúne conselhos e recomendações para obter posturas melhores — e pode ser lido tanto por fotógrafas(os) como por modelos.

Já li algumas resenhas afirmando que as poses são muito básicas. Embora eu concorde parcialmente, também entendo que o objetivo é permitir que você crie em cima dos fundamentos oferecidos pelo autor.

Tal como outros autores, Eygi mostra a importância que se deve dar a detalhes, como posicionamento das mãos, das pernas e as sutilezas ao inclinar o rosto etc.

Ele aborda o uso de acessórios, para tornar os retratos mais interessantes e organiza o conteúdo dentro das seguintes categorias e subcategorias:

  • Mulheres: Retratos, beleza, moda, lingerie, nu implícito, plus size (incluindo o boudoir), mulheres de negócios etc.
  • Homens: Retratos, moda, nu implícito, esportes, negócios etc.
  • Casais: Retratos, moda, nu implícito, esportivo etc.
  • Maternidade: a mulher e o casal.
  • Família: Pais, filhos, crianças pequenas etc.

Como você pode ver, é bem completo e bem ilustrado.

Minhas críticas ao livro

Ao longo de 336 páginas, o autor desenvolve as poses e chega a ser bem minucioso em certos pontos. Isso é positivo.

Boa parte destas páginas se concentram na fotografia de mulheres — que é a, usualmente, mais comum e mais requisitada. Se você faz outros tipos de retratos, pode sentir falta de ter mais detalhes ao posar casais, crianças, homens etc.

Mas, lembre-se, a proposta do livro é oferecer uma fundamentação básica, o que ele cumpre muito bem.

É uma excelente opção para profissionais iniciantes na fotografia. A partir dele, você pode construir toda a sua técnica de direção de seus modelos.

Como é a leitura no Kindle?

O livro pode ser adquirido em diversos formatos, inclusive em PDF. Eu adquiri o meu no formato do Kindle, pela RockyNook (tem MUBI e EPUB também).

A qualidade do livro físico é indiscutível, mas ele funciona bem em meio digital também — apesar de não ter cores.

Serve para quem não lê inglês?

Até o momento, o livro segue sem edição em português. Se você não lê em inglês, ainda poderá se beneficiar da enorme quantidade de fotos demonstrativas de poses, com excelente qualidade. Mas vai perder explicações importantes sobre cada uma.

Se o idioma for um obstáculo para você, sugiro Poses Perfeitas – A Arte da Pose Para Fotógrafos e Modelos, em português, do Roberto Valenzuela, que aborda o mesmo assunto dentro dos mesmos parâmetros de qualidade.

Aonde comprar

Pesquise o preço de POSE na Amazon: https://amzn.to/3I4dN1Z

Você também pode comprar na RockyNook: https://rockynook.com/shop/topics-and-techniques/posing/pose/ (eu comprei aqui).

Elias Praciano

— fã de séries, como "Love, Death & Robots", "Rick and Morty" e "Russian Doll". Gosta de criar imagens, direto da câmera, com o mínimo de pós-produção. Há vários anos o seu livro favorito é Neuromancer, de William Gibson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Post comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: