O Guia de Poses para Fotógrafos e Modelos

Este é, provavelmente, o principal livro da fotógrafa de moda, Lindsay Adler. Baseada em Nova Iorque, a autora já tem 5 publicações, somadas aos vários anos de experiência no ensino de técnicas fotográficas.

O livro “Guia Do Fotógrafo Para Posar — Técnicas para agradar a todos” (ou Photographer’s Guide to Posing – Techniques to Flatter Everyone, em inglês), ensina técnicas de como posar modelos, profissionais ou não.

Lindsay Adler vai além, mostrando como evitar uma série de erros de poses e posicionamentos — sempre explicando, minuciosamente, o problema de cada pose.

O capítulo sobre as armadilhas do posicionamento, conta os detalhes sobre poses que não dão certo e porque não dão certo.

Caso pretenda investir em uma carreira de modelo, o livro também é para você.

Ainda sem edição em português (leia mais sobre isso, abaixo), o livro vai um pouco além das poses. Também aborda temas como composição, perspectiva, escolha de lentes, iluminação e ajustes de câmera (independente de marca e modelo). Mas vale frisar que as poses são o ponto central aqui.

Adler é minuciosa a ponto de explicar as técnicas de posicionamento de mãos, pés, dedos etc.

São vários capítulos, desenvolvendo o tema principal, quando o/modelo é uma mulher, um homem, um casal, um grupo, uma grávida, pessoas gordinhas, boudoir etc.

O livro tem um capítulo sobre como posar pessoas gordinhas ou curvilíneas. Com várias instruções de como aproveitar as curvas do corpo para criar poses de sucesso.

É um excelente ponto de partida para quem está começando a carreira como fotógrafo(a) de pessoas e retratos. E continua a ser útil, como fonte de referência constante.

O que aprendi com o livro

Há muita coisa para aprender, em uma compilação tão vasta, escrita por uma profissional tão experiente.

O que me capturou, especificamente, foi saber o quanto é importante saber posar/posicionar a mão do(a) modelo.

Como em todos os outros tópicos do livro, a autora explica com clareza quais são as consequências de uma postura de mão inapropriada, bem como os prós das poses adequadas.

Serve para quem não lê em inglês?

O livro tem sessões de fotos em que modelos posam mostrando o “certo” e o “errado”, claramente sinalizado dentro do texto. A autora também explica, com exatidão, por que uma certa situação produz resultados ruins ou bons. Se não souber inglês básico, você vai perder estas informações.

Como eu disse, na data deste post, ainda não há uma edição em português — mas tem em italiano, alemão e chinês.

O livro é muito bem ilustrado e contém indicadores claros, mostrando visualmente o que é certo ou errado, no posicionamento do seu assunto.

Ter compreensão básica do idioma vai ser importante — por que a autora não se limita a apontar o certo ou o errado. Ela explica didaticamente, por que cada situação vai dar bons ou maus resultados.

Portanto, se você considera a língua inglesa um obstáculo muito grande, como alternativa, sugiro Poses Perfeitas – A Arte da Pose Para Fotógrafos e Modelos“, de Roberto Valenzuela — que tem edição em português.

O “Poses Perfeitas”, de Valenzuela, é equivalente em termos de qualidade. O autor também é muito experiente e didático nas suas explicações.

Capítulo sobre como posar homens, explica os conceitos envolvidos, o que evitar e como obter retratos que funcionam e agradam seus clientes.

O que falta no livro

Ao longo de 452 páginas a autora consegue nos conduzir muito bem pelo assunto.

Porém, eu gostaria de ter lido um pouco mais sobre poses para homens e, eventualmente, pessoas idosas.

Enfim, uma carreira sólida na fotografia se faz com muito mais do que comprar apenas um livro. Este, com toda certeza, precisa estar entre vários livros na sua biblioteca.

A Lindsay Adler foi mencionada no meu review da lente Canon EF 24-105mm f/4 L IS II USM.

É possível ler no e-reader?

O livro é riquíssimo em imagens, do começa ao fim. Só compre a versão eletrônica se o preço for muito (muito, viu!) compensador.

Leitores digitais, como o Kindle ou o Kobo, podem sofrer com baixa resolução além de que a maioria dos dispositivo têm tela monocromática.

Livros de fotografia, comumente, dependem muito da qualidade da imagem para conseguir passar adequadamente a informação. Mas este não é bem o caso, aqui.

Em geral, as imagens deste livro funcionam bem sem as cores e estão sempre muito bem ancoradas no texto da autora. Mas a experiência do livro físico, neste caso, é significativamente superior.

Portanto, eu só recomendo a versão digital se você estiver com o orçamento muito curto ou se o preço estiver muito atraente.

O capítulo sobre poses femininas, como era de se esperar, é o mais extenso.

Aonde comprar

The Photographer’s Guide to Posing – Techniques to Flatter Everyone: https://amzn.to/3sF6qcG

Assine a newsletter do site, para receber nossas atualizações.

Elias Praciano

— fã de séries, como "Love, Death & Robots", "Rick and Morty" e "Ray Donovan". Gosta de criar imagens, direto da câmera, com o mínimo de pós-produção. Há vários anos o seu livro favorito é Neuromancer, de William Gibson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Post comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: