Múltiplas exposições são limitadas nas Canon R

featured eos c70
publicado

Todo equipamento, qualquer que seja a marca, tem suas limitações. Algumas são claramente justificáveis. Outras a gente pode demorar um pouco mais a entender.

Neste post, vamos abordar uma circunstância que bloqueia o uso do recurso de múltiplas exposições nas câmeras Canon mirrorless full frame, ou seja, as EOS Rx. Para ser mais específico, os seguintes modelos:

  • EOS R
  • EOS RP
  • EOS R6
  • EOS R5

A maior parte das informações, foi obtida dos manuais e, eventualmente, pode estar desatualizada — em função das constantes atualizações de firmwares.

Dupla exposição. Foto: Tony Krup.

O objetivo não é desincentivar a aquisição, mas ajudar a fazer a compra consciente. Saiba exatamente aonde estão os problemas e como resolvê-los, para evitar “jogar dinheiro fora”.

Caso encontre algum dado incorreto, por favor deixe um comentário — para que outros leitores tenham acesso às informações adequadas.

O que são múltiplas exposições

Imagem em dupla exposição. Foto: Paola Franqui.

Trata-se de uma técnica, aliada à uma ferramenta criativa tradicional, que vem sendo usada desde as primeiras câmeras.

Basicamente, consiste em adicionar várias imagens, uma sobre a outra. Ou seja, quando você faz uma exposição (tira uma foto) a câmera não avança para a próxima. Em vez disso, ela sobrepõe as imagens.

A dupla exposição é a mais comum entre fotógrafas(os) especializadas(os) nesta técnica.

O procedimento também pode ser feito na pós produção e muita gente usa esta opção, pela possibilidade de ter mais controle sobre o processo. Mas é menos divertido.

Infelizmente, é muito incomum nas câmeras APS-C, de baixo custo, da Canon. Até onde sei, nenhuma Rebel tem o recurso.

Se tiver interesse, clique na tag #múltiplas exposições, para ler outros posts, que abordam este recurso.

O problema

A má notícia é que o recurso é bloqueado/desativado quando usamos algumas lentes. Até o momento, as seguintes objetivas são conhecidas por inibir o recurso:

  • Canon RF 24-240mm f/4-6.3 IS USM
  • Canon RF 24-105mm f/4-7.1 IS STM
  • Canon RF 16mm f/2.8
  • RF 14-35mm F4 L IS USM (surpresa! Tem uma série L na lista…)

O manual da RF 24-105 faz referência específica às seguintes câmeras: EOS R, RP, Ra, R5 e R6. No manual da lente, não há menção à Canon EOS R3.

Os manuais em português destas câmeras, na seção descritiva do recurso de “múltiplas exposições” possuem a mensagem:

Pode não ser possível fotografar com exposições múltiplas com algumas objetivas.”

O manual da EOS R3, não faz qualquer alusão a este tipo de restrição.

Vale ainda mencionar que as fotos obtidas através destas lentes, não poderão ser usadas para mesclar à outras fotos, nas múltiplas exposições.

Esta imagem foi criada pelo fotógrafo, com a ajuda de um amigo, usando a dupla exposição e a técnica de light painting. Crédito: Rob Payne.

O que causa o problema?

Resposta curta: não sei.

As DSLR nunca tiveram este bloqueio. Se o recurso estiver presente na sua câmera, você é livre para usá-lo com a lente que quiser.

Até o momento, não há qualquer posicionamento oficial da Canon sobre o assunto.

O fotógrafo Armando Vernaglia, em recente conversa online, me disse: “(..) o que rola nessas 4 lentes, que impede, a múltipla exposição é uma pesada distorção de barril (arredondamento) e com forte correção digital, é o único fator comum entre essas 4 lentes, 3 comuns e uma L, a 14-35 L [que obrigam a câmera a fazer uma correção pesada]. O review feito pelo Dustin Abbott, no YouTube, é um dos poucos mencionando isso e é o fator que liga essas lentes e é provavelmente o impedidor da múltipla exposição… decepcionante na L. Nas comuns eu nem estranho, Sony faz igual então nem estranho.

Acredito que o Vernaglia ajuda a esclarecer muito a situação. Já li especulações em fóruns, neste sentido mas, até agora, eu ainda não havia dado muito crédito a esta tese.

Em resumo, as câmeras não têm capacidade de fazer todo o processamento necessário para eliminar distorções e aberrações ópticas e, simultaneamente, cuidar da tarefa de sobrepor imagens.

Como resolver ou contornar a situação

Infelizmente, a situação só poderia ser resolvida com uma atualização do software/firmware das câmeras. Não sei se isso é possível e nem se a empresa tem interesse nesta direção.

Da parte do usuário, o que pode ser feito é:

  • Evitar comprar lentes incompatíveis com o recurso de múltiplas exposições
  • Já que as lentes EF, EF-S e FD não têm qualquer restrição para usar o recurso, opte pela compra de uma delas.
  • Se estiver pensando em migrar para o sistema R, mantenha as lentes que gostaria de usar com múltiplas exposições no seu kit.

Referências

Manual da Canon RF 24-240mm f4-6.3 IS USM (inglês): https://www.cla.canon.com/cla/en/professional/products/lenses/ef_rf_lenses/rf_lenses/rf_24_240mm_f_4_6_3_is_usm.

Manual da Canon RF 24-105mm f4-7.1 IS STM (inglês): https://gdlp01.c-wss.com/gds/2/0300038662/03/rf24-105-f4-71-isstm-im3.eng.pdf.

Manual da Canon EOS RP (Português), na página 166: https://gdlp01.c-wss.com/gds/3/0300034233/04/EOS_RP_Advanced_User_Guide_PT.pdf

Especificações da Canon RF 24-240mm f4-6.3 IS USM: https://en.canon-me.com/lenses/rf-24-240mm-f4-6-3-is-usm/specifications/

Especificações da Canon RF 14-35 f4 L IS USM: https://www.usa.canon.com/internet/portal/us/home/support/details/lenses/ef/ultra-wide-zoom/rf14-35mm-f4-l-is-usm?tab=manuals

Implementações na Canon EOS R5 (inglês): https://downloads.canon.com/nw/camera/products/eos/product-1/pdfs/EOS-R5-improvements-part-1.pdf.

Conheça o canal do Armando Vernaglia, no Youtube: https://www.youtube.com/c/ArmandoVernagliaJr

Review do Dustin Abbott, da Canon RF 14-35 L IS (em inglês): https://www.youtube.com/watch?v=LoUZPjYRNfY

Por Elias Praciano

— fã de séries, como "Love, Death & Robots", "Rick and Morty" e "Ray Donovan". Gosta de criar imagens, direto da câmera, com o mínimo de pós-produção. Há vários anos o seu livro favorito é Neuromancer, de William Gibson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.