Como usar os Estilos de Imagem da Canon

publicado

Os estilos de imagem (ou picture styles, em inglês) são ajustes de preprocessamento da câmera, para gravar os arquivos em JPEG.

Em outras palavras, equivalem aos perfis ou presets — com a diferença de que são aplicados antes da gravação da imagem.

Todas as marcas de câmeras possuem “estilos” prontos, que já vêm definidos de fábrica. Podem também ser chamados perfis, efeitos, filtros, styles etc.

A Canon chama o recurso de picture styles, em inglês. Se você usa o menu da sua câmera em Português, o nome é “estilo da imagem”.

Há a possibilidade de ajustar o balanço de branco e o tratamento interno das cores, para obter resultados ainda mais personalizados. Mas, neste texto, vou me limitar aos estilos de imagem.

Os ajustes são simples e é fácil desfazer erros, como vou mostrar.

Como funciona a aplicação do estilo de imagem

Os estilos de imagem são aplicados às imagens JPEG ou aos vídeos MOV durante a exposição. Portanto, são ajustes permanentes.

Se você fotografa em RAW, os ajustes são gravados dentro do arquivo RAW e em uma imagem de demonstração (thumbnail), também dentro do arquivo RAW.

O thumbnail é a imagem mostrada no LCD (liveview) da sua câmera.

O seu programa de edição pode recuperar o thumbnail e as configurações do estilo de imagem, na pós produção.

Os estilos de imagem da Canon

Canon – Estilos de imagem – Auto

O menu de estilos de imagem contém perfis prontos para diferentes tipos de cenários: paisagens, retratos (de pessoas) etc.

Estes perfis de ajuste de imagens foram criados por artistas e engenheiros da Canon, com o objetivo de gravar as imagens da maneira mais adequada possível, para cada situação.

Conheça cada estilo:

  • Auto — Esta opção fará uma leitura do ambiente, para determinar qual o estilo de imagem (exceto o monocromático) mais adequado.
  • Standard — Como opção padrão, cria imagens nítidas e vívidas com maior saturação, contraste e nitidez.
  • Retrato — Otimiza os tons e a saturação para produzir uma cor de pele mais agradável. Reduz a nitidez dos contornos para obter uma textura de pele mais suave.
  • Paisagem — Intensifica os tons das cores azul e verde, bem como a nitidez das bordas de montanhas, árvores e edifícios.
  • Neutro — As imagens são criadas com menos contraste e saturação do que no Standard. É apropriado para edição posterior no celular ou para aplicação de filtros de outros softwares. Por exemplo, se gosta de editar suas imagens com o Snapseed ou usar os filtros e presets dos programas das redes sociais, este estilo pode ser mais adequado para você.
  • Pormenores — Detalha melhor os contornos dos itens dentro da imagem e dá melhor detalhamento das texturas. Dá um pouco mais de vivacidade às cores.
  • Fiel — Este estilo é semelhante ao Neutro, mas produz uma relação de cores mais próxima ao que você vê, à luz do dia. Também é mais adequado para edição.
  • Monocromático — Como o nome diz, produz imagens em preto e branco. Também inclui filtros opcionais e efeitos sobre tons.

Se quiser, leia mais sobre como configurar o estilo monocromático.

Como personalizar o seu estilo de imagem

Cada estilo de imagem pode ser customizado de acordo com as suas preferências.

Se você gosta de fotografar paisagens, mas prefere imagens um pouco menos saturadas, você pode fazer o ajuste diretamente no seu estilo de imagem.

Para isso, selecione o estilo que deseja alterar e pressione o botão “Info” na sua câmera.

Personalização do Estilo de Imagem “Fiel”

Os estilos têm as seguintes opções de personalização:

  • Nitidez — permite o ajuste de 3 controles relacionados à nitidez das suas imagens.
    • Resistência — ou strength, aplica com mais ou menos força os ajustes desta seção. Você pode usar a resistência máxima, enquanto testa os outros controles. Depois você estabelece o nível de força mais adequado para as suas imagens.
    • Clareza — ou fineness, se refere a largura das bordas dentro das imagens. Quanto menor o valor, mais finas as bordas e menos destaque.
    • Limite — ou threshold, controla o limite de contraste entre as bordas e as outras áreas da imagem. Quando a diferença de contraste for baixa, usar valores menores irá enfatizar melhor os contornos. O efeito de ruído também tende a ser mais perceptível, quando usar valores menores neste controle.
  • Contraste — ajusta a separação entre os tons mais claros e mais escuros.
  • Saturação — ajusta a intensidade geral das cores. Pessoalmente, prefiro uma configuração mais realista. Por isso, sempre ajusto em -1 a saturação dos estilos Retrato e Paisagem.
  • Tonalidade de cor — de acordo com o manual, regula os tons de pele. Ou seja, se você reduzir o valor, vai obter tons mais avermelhados. Se aumentar, vai obter tons mais amarelados. Tenha em mente que outras cores, presentes na imagem também serão afetadas, contudo.

Por fim, o estilo Monocromático, possui 2 efeitos a mais:

  • Efeitos filtro — bloqueia algumas cores, para dar ênfase a outras tonalidades.
  • Efeito de tom — permite criar uma imagem monocromática com uma cor selecionável.

Leia mais sobre como usar os efeitos de filtro nas fotos em preto e branco.

Toda vez que fizer uma alteração em um dos estilos padrão, a Canon vai marcar a alteração em azul, para você saber exatamente o que fez.

Crie seu próprio estilo do zero

A Canon tem 3 estilos “planos” para o usuário exercer a própria criatividade.

Eventualmente, você pode querer criar os seus próprios perfis, para ter as fotos prontas para postar nas redes sociais ou entregar para clientes, algo que já esteja dentro do seu próprio estilo.

Conclusão

Os estilos de imagem ajudam a obter imagens mais atraentes, de acordo com a cena. Além disso, permitem que as imagens já saiam prontas para compartilhar nas redes sociais, se é só isso que você deseja — sem a necessidade de fazer qualquer ajuste.

O estilo “Auto” pode ser o mais indicado para iniciantes. Mas fazer a sua seleção, pode ajudar a obter uma conjunto de fotos com cores mais consistentes, contudo.

E, definitivamente, se você pretende editar as imagens futuramente, escolha o estilo Neutro ou fotografe em RAW — para ter mais liberdade criativa.

Saiba como se inscrever na minha newsletter, gratuitamente para ser notificado(a) de outros posts, com dicas de fotografia.

Referências

https://www.dpreview.com/articles/6647569988/getting-great-colour-from-canon-picture-styles

https://www.usa.canon.com/internet/portal/us/home/learn/education/topics/article/2018/July/EOS-77D-Image-Quality-Enhancements/EOS-77D-Image-Quality-Enhancements

Por Elias Praciano

— fã de séries, como "Love, Death & Robots", "Rick and Morty" e "Ray Donovan". Gosta de criar imagens, direto da câmera, com o mínimo de pós-produção. Há vários anos o seu livro favorito é Neuromancer, de William Gibson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.