Review das mini impressoras fotográficas Canon e Fujifilm

Nos últimos anos, tem sido visível o investimento das empresas na impressão das nossas fotos — sejam as tiradas com o celular ou com câmera dedicada.

A Canon e a Fujifilm oferecem alguns modelos de impressoras e de câmeras instantâneas, com capacidade de trazer as suas fotos para a vida real.

Na minha análise, vou levar em conta também o papel fotográfico (mídia) usado por cada modelo de printer. As mídias são diferentes em tamanhos, resoluções e preços.

Leve em conta que, para as fabricantes, vale a pena até dar as impressoras de brinde. O filão do mercado, é o papel/filme.

Os modelos analisados

Em alguns mercados, a Canon chama a linha de câmeras instantâneas e impressoras Zoemini de “ivy”.

Vou analisar os modelos disponíveis no mercado, destas 2 empresas. Tenha em mente que há outras opções, de igual qualidade, de outras marcas.

Os 3 modelos, desta análise, são mini impressoras. Elas imprimem suas fotos em tamanhos, que variam de 8,6 centímetros a “quase” 10 centímetros de largura.

Se você precisa de fotos maiores do que isso, infelizmente, não vai rolar com estes equipamentos.

A Fujifilm Instax Wide Link, produz as fotografias maiores.

Os preços, em dólar, são apenas uma referência, como já expliquei neste post. Portanto, se quiser pesquisar preços em Real, use os meus links, ao final do artigo.

Ficaram de fora desta análise as câmeras instantâneas, como A Canon Zoemini C ou as Fujifilm Instax Square, por que elas não aceitam conectar seu celular para imprimir as suas fotos. São essencialmente “câmeras instantâneas”.

As impressoras funcionam ao lado de apps para Android e iOS, que permitem criar imagens antes de imprimir. Na foto, Fujifilm Instax Mini Link.

Especificações técnicas

Segue uma breve comparação das especificações, de acordo com os manuais e os sites dos fabricantes.

Canon Zoemini
Rosé/RGW
Fujifilm Instax Mini LinkFujifilm Instax Wide
Resolução máx.*314318318
Duração da bateria
(No. de fotos)
~ 20~ 100~ 100
Duração do carregamento~ 1,5h~ 2h~ 2h
Velocidade de impressão~ 50s~ 12s~ 30s
Tempo de revelação0s~ 90s~ 90s
Tam. da mídia50 x 76 mm54 x 86 mm86 x 108
Tam. da foto50 x 76 mm46 x 62 mm62 x 99 mm
ConexãoBluetooth v4.0, NFCBluetooth v4.2Bluetooth v4.2
Formatos de arquivos suportadosjpeg, png, gif e heic (iOS)jpeg, heif, png e dng.jpeg, heif, png e dng.
Preço p/foto **0,71 – 0,430,96 – 0,541,34 – 1,19
* A resolução é dada em dpi (pontos p/polegada). ** O preço por foto (maior e menor valor) é apenas uma referência em US$ e varia significativamente em função da quantidade adquirida.

Opções usadas

Você ainda pode optar pela compra de uma mini impressora usada, como a Fujifilma Instax Share SP — tem a versão 1, 2 e 3.

Mini impressora fotográfica Fujifilm Instax Share SP 2.

A Linha Share, da Fujifilm, imprime fotos do tamanho das Mini Link e usa os mesmos filmes.

A compra de um usado pode ser mais interessante, caso você não tenha muita certeza do investimento e deseja experimentar antes de “entrar com os 2 pés” na aquisição de uma mini impressora.

Qualidades das fotos

Kodak ZINK Photo Paper: várias marcas lançaram papel fotográfico ZINK, o que contribui para os preços mais baixos.

As impressoras são equivalentes na resolução das imagens, mas há outros itens mais subjetivos que você pode levar em conta.

A impressão da Zoemini, com papel ZINK, é totalmente sem bordas, o que pode dar mais liberdade criativa. Além disso, a imagem dela é 25% maior que a da Instax Mini.

São tecnologias diferentes e produzem resultados diferentes, mas de igual qualidade.

Com o tempo você aprende a calibrar as cores (há ferramentas nos apps para isso) para obter os resultados de acordo com o que você gosta.

A mídia da Instax é um pouco mais densa e não dobra. Parece mais durável — mas, se guardadas dentro de álbuns , todas tendem a ter grande durabilidade.

Canon Ivy/Zoemini. As fotos são sem bordas, o que permite maior liberdade criativa, ou seja, você mesma(o) pode criar as suas bordas.

Preços das fotos

Na tabela das especificações, informei o valor médio de cada foto, se compradas em pequenas e grandes quantidades.

Você pode comprar as fotos em pacotes econômicos para reduzir significativamente o valor pago.

Os papéis fotográficos Fujifilm Instax Mini são comumente encontrados em pacotes de 100 ou 1000 unidades, o que pode contribuir para uma compra econômica.

Neste sentido, a minha recomendação é pesquisar e comprar pacotes com a maior quantidade possível de papéis fotográficos. Desta forma, dá pra reduzir à valores próximos da metade da compra por unidade.

A tecnologia ZINK, usada pela Canon Zoemini é um pouco mais difundida, em termos de quantidade de fabricantes. Portanto, é possível encontrar uma gama bem mais variada de preços.

No longo prazo, a Zoemini com a mídia ZINK, pode ser mais econômica.

A mídia da Instax Wide é um pouco mais escassa no mercado, o que contribui para que custe quase o dobro do papel ZINK.

Vale lembrar que as impressoras são vendidas a preços relativamente baixos. Já vi promoções, em que a impressora é dada de graça, com a compra de outros produtos. A intenção das fabricantes é ganhar na venda dos papéis fotográficos.

Em outras palavras, se você está preocupado com o orçamento, dê mais atenção às mídias de impressão do que às impressoras. É lá que está a economia.

Recursos do app

Você pode baixar gratuitamente os aplicativos de cada impressora, para o seu celular. A partir deles, você pode fazer colagens, edições e inúmeras outras brincadeiras.

As Instax permitem a conexão de vários aparelhos simultâneos, o que permite se divertir um pouco mais entre amigos.

Você pode conectar um videogame ao app da Fujifilm Instax Link, para imprimir as telas do seu jogo.

Cuidados que você precisa ter com a impressora

Todas os produtos vêm com manuais em português, com menos de 10 páginas de leitura — a maior parte, são ilustrações. Dá pra ler em poucos minutos e vai ajudar você a usar melhor o equipamento.

Um dos principais cuidados é na hora de recarregar a bateria. Use apenas o cabo USB e o carregador, se fornecido pela empresa.

O manual da Instax Link Wide, sugere o uso do carregador do seu celular ou a porta USB do seu notebook.

No mais… evite derrubar, molhar o produto ou abrir a porta da impressora antes de terminar todo o cartucho de impressão.

Cuidados com as fotografias

Compartilhar ou guardar mídias físicas é a melhor forma de preservar memórias.

As fotografias impressas são resistentes o suficiente para durar mais do que você, provavelmente, se guardadas em condições adequadas.

Guarde as mídias ao abrigo do sol e evite molhar. Quando puder, compre álbuns para guardar os impressos.

Uma dica importante é não sacudir a fotografia, depois que ela sair da impressora. Tente controlar as suas expectativas e aguarde o processo químico se completar.

É claro que algumas pessoas balançam as fotos durante a revelação, para obter “efeitos especiais”. Mas, isso é com você.

A espera, faz parte da diversão ao imprimir. É uma fuga do universo imediatista em que vivemos. Apenas usufrua o momento.

Conclusão

A minha principal recomendação é levar em conta os preços das mídias e pesquisar aonde você pode comprá-las antes, mesmo, de escolher a impressora em si.

Se o papel fotográfico for muito caro ou difícil de encontrar, você corre o risco de ficar com o equipamento encostado em um canto da casa. Os manuais de alguns produtos avisam que suas baterias podem perder totalmente a funcionalidade, após 12 semanas paradas. Portanto, compre apenas se for usar, de verdade.

No médio e longo prazo, você vai ver que a mídia acaba sendo mais importante que a própria impressora. Pode compensar fazer uma compra anual, de centenas ou milhares de unidades de papel fotográfico — para usar no seu negócio ou com a sua família.

Eu compro um pacote de 100 ou 120 (a depender da promoção) para usar durante o ano. A maior parte das minhas impressões ainda é em 10×15 e é feita nas lojas de fotografia da minha cidade.

A gente recebe alguns centavos por compras qualificadas, feitas através dos links desta seção.

Aonde pesquisar e comprar os papéis fotográficos:

Papel fotográfico ZINK: https://amzn.to/3GIXyY6

Filmes Instax Mini: https://amzn.to/3w4Zi9f

Filmes Instax Wide: https://amzn.to/2ZO3DSG

Aonde pesquisar e comprar as impressoras:

Impressora Zoemini: https://amzn.to/3w4Zi9f

Impressora Instax Mini Link: https://amzn.to/3BAzRxt

Impressora Instax Wide: https://amzn.to/3Lnl1Aw

Referências

Leia o review da câmera Fujifilm X-S10.

Site da Canon Zoemini: https://www.canon.pt/printers/zoemini/specifications/

Site das impressoras Fujifilm Instax: https://instax.com/printer/

Saiba como assinar a newsletter do site.

Elias Praciano

— fã de séries, como "Love, Death & Robots", "Rick and Morty" e "Russian Doll". Gosta de criar imagens, direto da câmera, com o mínimo de pós-produção. Há vários anos o seu livro favorito é Neuromancer, de William Gibson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Post comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: