Use filtros de cores para obter imagens impactantes em preto e branco

conjunto de 4 filtros circulares HOYA F-PRO
Conjunto de 4 filtros circulares HOYA F-PRO
publicado

Parece estranho usar filtros “de cores” para fazer fotografia em preto e branco, mas a técnica permite controlar como as cores serão convertidas em tonalidades de cinza, na imagem final.

A fotografia monocromática pode ser complicada, por que as cores se convertem em tons de cinza muito parecidos e, frequentemente, as imagens perdem contraste, ficam “monótonas” e sem vida.

Os filtros, para fotografia em preto e branco, ajudam a criar o clima, separando melhor as tonalidades, dando destaque ao assunto e mais definição à sua imagem.

Quer uma fotografia em preto e branco bem marcante e dramática? Use os filtros coloridos.

Lembre-se que a imagem só será monocromática, depois de gravada no sensor. O trabalho do filtro é enfatizar uma cor (ou onda de cor), dando destaque ao seu tom, na imagem gravada no sensor.

Animação de fotos em preto e branco sobrepostas, usando diferentes filtros. Note que o telhado (vermelho), o céu (azul) e as árvores (verdes) mudam de tons a cada quadro.

Filtros para usar na fotografia em preto e branco

Você tem, pelo menos, 3 razões para usar filtros coloridos, também chamados “filtros de preto e branco”:

  • Aumentar o contraste entre as cores que refletem tons similares de cinza, separando-as dos outros objetos ao redor.
  • Permitir a sua criatividade, quando as condições do mundo real não permitem que o assunto se destaque, o filtro adequado pode realçar e dar a dramatização desejada.
  • Remover os obstáculos ao contraste, bloqueando a luz azul, violeta e ultravioleta, resultando em mais detalhamento e nitidez.

Para usar filtros P&B em campo, vale a pena entender o conceito de cores complementares e como isso influencia a maneira como são registradas no sensor (ou no filme) como tons de cinza.

Não é complicado. Um filtro colorido irá passar sua própria cor e bloquear a cor complementar. Por exemplo, ao tirar a foto de uma flor vermelha, com folhas verdes, com um fundo bem escuro.

Se optar por usar um filtro vermelho à frente da sua lente, ele deixará passar a luz vermelha da flor e bloqueará sua luz complementar, o verde — tornando as folhas muito mais escuras.

Você pode usar um filtro verde para criar a aparência oposta em que a flor vermelha ficará quase preta e as folhas ficarão mais claras.

Kit de filtros P&B. Foto: Hoya Filters USA.

Se você não pode gastar dinheiro agora, há outras opções de aplicação de filtros para a fotografia em P&B, como veremos, ainda neste artigo.

Dicas para comprar filtros

Há, basicamente, três dicas importantes sobre a compra de filtros.

Tenha em mente que tudo o que passar pelo filtro, será gravado no sensor — o que inclui poeira, arranhões, distorções e outros tipos de degradações.

Filtros de altíssima qualidade (veja os links no final do artigo), têm tratamento repelente de poeira, água e manchas causadas por toques dos dedos. Além disso, são mais resistentes a arranhões e têm um rígido controle de qualidade, para eliminar imperfeições, que possam afetar a qualidade final da imagem.

Em função disso, as minhas dicas se resumem a 3:

  • compre filtros da melhor qualidade possível, sempre. Não adianta ter câmera e lente de qualidade, pra colocar uma peça de plástico ruim na frente.
  • compre usado. Filtros não perdem a validade e, se forem bem cuidados, vão durar mais do que você. Portanto, compre sempre usado.
  • Você pode usar o mesmo filtro circular em várias lentes, de vários tamanhos: compre um filtro grande e use-o nas objetivas de menor diâmetro com adaptadores.

Vale dizer que, mesmo um pequeno arranhão na superfície de um filtro, só seria percebido sob condições muito específicas — como eu mostrei no review da Sigma 24-70mm f/2.8, que comprei usada, com uma rachadura no elemento frontal.

Se filtros podem ser relativamente dispendiosos, estas são as maneiras de se fazer as compras inteligentemente.

Filtros digitais

Vou chamar de “filtros digitais” as simulações do efeito de filtro que podem ser ativadas dentro do menu do “estilo de imagem” (Canon) ou “picture control” (Nikon) — conforme as imagens, abaixo. Para chegar lá, selecione o “estilo” ou “control” monocromático.

Dentro da opção de tirar fotos em preto e branco, há os filtros disponíveis.

Menus de configurações de fotografia em preto e branco da Nikon (esq.) e da Canon (dir.) As duas fabricantes têm as mesmas opções de filtros. As imagens foram tiradas do manual da Nikon D810 e da Canon EOS 6D Mark II.

O manual da Nikon alerta para o fato de que os filtros digitais podem ter efeitos mais pronunciados que os dos filtros físicos.

O manual da Canon recomenda aumentar o nível de contraste para obter maior ênfase dos seus filtros.

Aplicando os filtros na pós-produção

Uma outra alternativa, para a aplicação dos filtros é seguir fazendo as suas fotos e deixar para converter depois.

Neste caso, pode ser mais interessante fotografar em RAW e usar os filtros disponíveis no seu editor.

O módulo monochrome (monocromático) no Darktable tem opções de filtros coloridos para criar imagens em preto e branco.

Efeitos dos filtros na fotografia de natureza e arquitetura

Contrastes contundentes ou bem evidenciados, usualmente, são bem vindos na fotografia de natureza, paisagens e arquitetura.

O tipo de luz utilizado — bem como o horário do dia — tem grande influencia no nível de contraste que você deseja obter. Usar o filtro adequado, vai ajudar a dar mais relevância às linhas que você deseja ressaltar.

Segue a tabela de cores dos filtros e seus efeitos em imagens monocromáticas de arquitetura e paisagens:

Cor do filtroEfeito obtido
AmareloO amarelo é o filtro básico da fotografia em preto e branco. Escurece levemente o céu, realçando as nuvens, mas sem dramatizar muito o efeito. É o ideal para fotografias com teleobjetivas, paisagens e fotografia de plantas.
LaranjaEscurece um pouco mais o tom de azul do céu. Tem o mesmo efeito na cor violeta e verde.
Imagens de paisagens e de arquitetura exibem maior contraste.
VermelhoEscurece bastante céu e pode ser usado para obter efeitos dramáticos, na fotografia de paisagens.
VerdeTorna todas as cores verdes mais claras. Pode ser usado evidenciar a vegetação na sua foto.
Escurece fortemente os tons do vermelho.
DicaAumente o contraste para obter efeitos mais proeminentes.
Tabela de efeitos das cores dos filtros para o modo monocromático.

Em geral, as cores amarelo (yellow), laranja (orange) e vermelho (red), aumentam o contraste geral da imagem e podem ser utilizados para “reduzir o brilho do céu em fotografias de paisagem. O laranja produz mais contraste do que o amarelo, o vermelho produz mais contraste do que o laranja.” (manual da Nikon D810).

Efeitos dos filtros em retratos

Se o seu objetivo é obter retratos de pessoas, com linhas mais suavizadas, novamente, precisa escolher bem a luz a ser usada.

Em fotos externas, é importante estar atento ao horário do dia e, se for o caso, usar acessórios que ajudem a suavizar a luz do sol.

O filtro pode complementar as suas escolhas neste sentido e o seu efeito vai variar muito, em função do tom da pele de cada pessoa.

Como a pele humana vai sempre ter mais componentes vermelhos, é de se esperar que os filtros vermelhos clareiem a pele, enquanto o filtro verde vai tender a escurecer.

Cor do filtroEfeito obtido
AmareloÉ comum usar apenas esse. Ele tem o efeito do laranja, só que menos forte.
LaranjaFiltros de tons laranja reduzem imperfeições da pele e ajudam a atenuar manchas, como espinhas, cicatrizes etc.
Por outro lado, enfatizam tons luminosos, tais como os filtros vermelhos e os amarelos mais fortes.
VermelhoClareia o tom das peles mais escuras e pode ter um efeito suavizador
VerdeEu gosto de usar o verde, para peles morenas. Na minha humilde opinião, acredito que enfatiza melhor a beleza deste tom de pele.
DicaQualquer que seja o tom da pele humana, costuma ter mais tons de vermelho.
Tabela de efeitos das cores dos filtros para retratos em preto e branco.

Não esqueça: nada substitui a sua experiência. Quando falamos de retratos, não é só o tom da pele que vem ao caso. É preciso levar em conta os tons dos olhos, dos cabelos etc. Faça algumas experiências antes de decidir, portanto.

Exemplos de uso dos filtros da Canon

Faça os seus testes, antes de sair pra fotografar a sério.

Veja os meus resultados, a seguir.

Em alguns casos, vale a pena se concentrar apenas nos filtros vermelho e verde, como abaixo.

Há o céu (azul), a vegetação (verde) e o monumento com um forte destaque em vermelho. Veja como cada um destes 2 filtros atua na criação da imagem.

Nas fotos das plantas, se você deseja destacar o vermelho, também pode optar pelo filtro desta mesma cor, já sabendo que vai escurecer o verde.

Na flor, abaixo, novamente, os filtros vermelho e verde acabaram por exercer os principais papéis. Cada qual enfatizou um gama de cores.

Em retratos de pessoas, o efeito dramático pode ou não ser o desejado. O mais importante, como eu disse lá em cima, é cuidar para que a luz incidente sobre o seu modelo esteja de acordo com o resultado que você deseja.

Conclusão

Como você pode ver a fotografia em preto e branco é extremamente dependente do tipo de luz incidente sobre o assunto — em outras palavras, a luz precisa ser sempre a primeira preocupação.

O filtro deve ser escolhido com o objetivo de trabalhar junto e enfatizar a mensagem que você deseja transmitir.

Fotografar em monocromático, usando um filtro digital, interno da câmera, é uma ótima opção para quem quer sair para brincar e compartilhar em seguida, nas redes sociais.

Quem deseja ter melhor flexibilidade e mais opções na edição, o conselho é usar o modo RAW sempre e deixar para aplicar o filtro na “pós”.

Os filtros “físicos” ou externos (de vidro) têm efeitos muito mais convincentes e contundentes. Devem ser usados por quem fotografa em filme preto & branco ou que, profissionalmente, já sabe exatamente o tipo de resultado que está buscando — até por que os seus efeitos são permanentes. Não há como voltar atrás, depois que a imagem foi gravada.

Links afiliados

O site ganha alguns centavos a partir de compras qualificadas a partir dos links desta seção.

Filtros Hoya na Amazon: https://amzn.to/3zsloDE.

Adaptadores de filtros: https://amzn.to/2UVFuXN.

Inscreva-se na newsletter do site para ser avisado de novos posts:

Por Elias Praciano

— fã de séries, como "Love, Death & Robots", "Rick and Morty" e "Ray Donovan". Gosta de criar imagens, direto da câmera, com o mínimo de pós-produção. Há vários anos o seu livro favorito é Neuromancer, de William Gibson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.