Review da objetiva Canon EF 17-40mm f/4 L USM

publicado

Lançada em 2003, a objetiva zoom grande-angular Canon EF17-40mm f/4L USM foi desenvolvida como equipamento de alta precisão high-end, para substituir a EF 24-35mm f/3.5-4.5 USM, de 1993.

A EF 17-40mm L USM foi projetada para atender a profissionais e entusiastas amadores, com necessidades de maior resolução de imagem.

A lente trouxe novidades, em relação à antecessora, além das distâncias focais diferentes.

Especificações técnicas da Canon EF 17-40mm f/4 L USM

Ano de lançamentoFev/2003
Ângulos (campos de visão)104º – 57º (full frame)
65º – 37º (APS-C)
Construção9 elementos em 12 grupos
Diafragma7 lâminas
Abertura máx. e mín.f/4 – 22
Menor dist. de focalização28 cm
Magnificação0,24x
Diâmetro do filtro77 mm
Peso475 g
Especificações técnicas da objetiva zoom grande-angular Canon EF 17-40mm, de acordo com o manual da lente.

Construção da objetiva

Lente Canon EF 17-40mm f/4 L USM

A EF 17-40mm f/4L USM usa uma combinação de lentes de vidro asférico moldado e duas lentes asféricas redundantes, para alcançar um zoom estendido — ao mesmo tempo em que corrige uma variedade de aberrações ópticas, que podem surgir durante o zooming.

O projeto também conta com um elemento de vidro Super UD (ultra-low dispersion, ou dispersão ultra-baixa), que minimiza as aberrações cromáticas de magnificação que tendem a ocorrer em lentes de ângulo muito aberto.

O elemento Super UD também ajuda a eliminar o sangramento de cores (color bleeding) nas bordas da imagem e realçar o contraste e a resolução.

Se quiser entender mais sobre os vários tipos de elementos, das lentes, e as aberrações que eles corrigem, leia este post.

O do grupo de elementos de focalização foi melhorado, em relação à antecessora, para permitir uma distância mínima de focalização de 28 centímetros — por toda a gama de distâncias focais da objetiva — o que lhe concede algumas vantagens pontuais em relação a outras lentes, como veremos mais pra baixo.

A objetiva conta, ainda, com um diafragma circular de 7 lâminas, para obter um desfoque de fundo otimizado e suavizar o bokeh.

É uma das primeiras lentes a atender às novas políticas ambientais da Canon, de usar vidro totalmente livre de chumbo.

Por fim, o equipamento tem construção resistente à água e à poeira, garantindo aos usuários profissionais mais segurança, mesmo nas condições mais difícieis.

Note que a selagem (weather sealing) requer o uso de um filtro no elemento frontal (77mm), para ter um desempenho efetivo.

O desempenho óptico

Lente Canon EF 17-40mm f/4 L USM, com para-sol, montada em uma câmera DSLR.

As análises do Dxomark mostram ótimo desempenho entre a abertura máxima e f/8, em todo a extensão do zoom da lente (de 17mm a 40mm).

É uma excelente peça óptica, para ser usada nos ângulos mais abertos. O melhor dela, você vai obter aos 24mm, em f/5.6.

A objetiva tem uma leve queda de performance da nitidez aos 35mm, na abertura máxima do diafragma, i.e. f/4.0, mas não é grande coisa.

De forma resumida, ela é excelente em qualquer distância focal, entre as aberturas de diafragma f/5.6 e f/8.0. Fora destas configurações ela só não é excelente.

Veja outras características, reveladas pelo Dxomark (link no final):

  • Nos ângulos mais abertos, a lente tende a apresentar aberrações cromáticas nas zonas de muito contraste da imagem. Pode ser resolvido a partir dos 24mm, ou via software interno da sua câmera.
  • A vinheta, para quem se incomoda com isso, pode estar presente aos 17mm, entre os f/4 e f/8. Também pode ser corrigida via software da própria câmera.
  • A distorção é mais acentuada nos ângulos mais abertos, previsivelmente. Como sempre, também pode ser corrigido in camera ou usado criativamente (como eu faço).

Do meu ponto de vista, me incomodaria apenas com as aberrações cromáticas, que não chegam, nem de longe, a ser um problema nesta lente. Todo o restante, eu uso criativamente na minha fotografia, ou removo (raramente) via software.

O que vem na embalagem

Lens Case LZ1319 pode ser usada para carregar outras lentes do seu kit, desde que tenham tamanhos compatíveis.

A lente vem acompanhada do hood (para sol) e de uma “sacolinha” de couro para ser levada em segurança por aí. Eventualmente, pode vir um filtro, de brinde, para ajudar na selagem.

As particularidades da EF 17-40mm

A objetiva faz parte de um conjunto de 7 lentes da Canon — além de outras marcas — que possuem um porta-filtros anexado ao elemento traseiro (veja a imagem).

Peça para segurar o filtro, junto ao elemento traseiro da lente.

Você pode comprar pacotes completos de filtros, relativamente baratos, para usar nesta lente, como alternativa aos filtros frontais de 77mm (que podem ser bastante dispendiosos).

A vantagem dos filtros circulares de 77mm, é que podem ser aproveitados nas outras lentes do seu kit.

Alguns usuários montam seu próprio kit de filtros “traseiros” para esta objetiva, recortando os filtros grandes. Ou seja, é um recurso que abre possibilidades criativas.

Usar o filtro de gelatina traseiro é uma comodidade e pode ser compensador, economicamente, ter um kit completo deste tipo de acessórios.

O manual da lente, contudo, adverte para o possível surgimento de ghosting na imagem, em função destes filtros.

Imagem do manual da objetiva mostra como inserir o filtro na parte traseira da lente. A peça plástica de fixação é aparafusada. O manual sugere recortar os filtros para que possam ser inseridos adequadamente.

Outra qualidade, que chama a atenção, é a parfocalidade da lente. Roger Cicala, do Rens Rentals, também comprovou que a lente é parfocal — o que significa que ela mantém o foco, mesmo quando mudamos a distância focal.

Lentes zoom parfocais podem não ter muita utilidade para fotógrafos, mas é ouro para alguns video makers — desde que não se importem muito com o focus breathing, que também não é tão intenso aqui.

Capacidades de macro

Não é macro, mas tem uma boa relação de aproximação/magnificação. Eu a uso para fotografar flores, quando saio para fotografar paisagens. Neste sentido, uma ferramenta muito versátil.

Claramente, não é uma lente com capacidade (e nem mesmo a proposta) de fazer fotografia macro.

Me chamou a atenção, contudo, o fato de ter uma distância de focalização mínima de 28 cm e uma capacidade de magnificação de 0,24x.

Como ela se compara com a minha Canon EF 50mm f/1.8 STM (leia o meu review dela, aqui) — que tem uma distância mínima de focalização de 35 cm, magnificação de 0,21x e, também um diafragma circular composto de 7 lâminas!?!

Comparação do desempenho “macro” e bokeh entre as Canon EF 17-40mm f/4 L USM (foto mais escura) e a EF 50mm f/1.8 STM (foto mais clara).

Em termos de bokeh, desfoque de fundo, ela não consegue ter o mesmo desempenho de uma lente que consegue chegar até f/1.8, mas note que o desfoque da EF 17-40mm (imagem mais escura), tem uma transição suave até se tornar bastante pronunciado ao fundo.

Aos 40mm, a lente consegue, até mesmo, obter um enquadramento mais fechado que a 50mm — ou seja, a 50mm tem um campo de visão 25% mais “fechado”, mas a 17-40mm permite 34% mais aproximação, fechando ainda mais o ângulo.

Eu optaria por esta, em detrimento da EF 50mm STM, para fazer fotografia de flores ou outros objetos muito próximos — ou, ainda, pela lente do kit EF-S 18-55mm IS STM, que tem fator de magnificação 0,34x e ainda permite 22% a mais de aproximação do assunto.

O bokeh

A qualidade do desfoque, não é algo que as pessoas procuram em uma lente f/4 e, ainda por cima, super grande angular.

Como é de se esperar, o desfoque é suave e os detalhes dos objetos do fundo da foto, tendem a se dissipar em uma graduação mais branda.

Para quem é a EF 17-40mm f/4 L USM

Obviamente, é uma lente voltada para quem precisa fazer fotografia em grande angular, como paisagens. Ela é excelente para panoramas e arquitetura (interna ou externa).

A lente é adequada para a fotografia de casamentos e qualquer outro tipo de eventos.

Dos 28mm em diante, acho uma ótima opção para fotografia de rua e retratos de corpo inteiro.

Abaixo dos 28mm, nos ângulos mais abertos, as distorções (naturais em grandes angulares) podem ser usadas criativamente para retratos ou criar imagens incríveis de paisagens.

Se você não gosta das distorções, pode usar as correções disponíveis na própria câmera (para imagens em JPG) ou na edição.

Para quem gosta de viajar e fotografar em ângulos mais abertos, ela também pode ser uma grande companhia.

É uma opção para montar um kit “trindade sagrada” para fotografar eventos, só com lentes básicas, da série L. A Ef 17-40mm f/4 L USM faz ótimo trio com a EF 24-105mm f/4 L IS USM e a EF 70-200mm f/4 L USM. Para imagens internas ou à noite, não esqueça de levar um flash no kit e seja feliz 😉

Canon EF 17-40mm f/4 L.
Canon EF 17-40mm f/4 L.

Alternativas à EF 17-40mm

Usualmente, procuramos alternativas quando há algum problema com o custo ou a qualidade — e nenhuma destas duas coisas acontece com esta objetiva.

Esta lente costumava disputar a posição de “a série L mais barata” com a EF 70-200mm f/4 L USM. Ou seja, qualquer alternativa que você vier a considerar, terá uma etiqueta de preço mais “salgada” e não terá uma relação de custo/benefício tão atraente.

Em um patamar superior, está a EF 16-35mm f/4 L IS USM, com um projeto atualizado para câmeras com uma contagem mais alta de megapixel e com controle das aberrações cromáticas ainda mais avançado — e, com estabilização óptica! Mas não tem a mesma relação de custo e benefício, como afirmei no parágrafo anterior.

Para corpos APS-C, há a EF-S 17-55mm f/2.8 IS USM, com maior abertura e estabilização óptica e com preço mais atraente, no mercado de usados, já que foi descontinuada em Março de 2021.

Francamente, eu optaria pela EF-S 10-18mm, se tivesse uma câmera APS-C.

Conclusão

Para resumir tudo, trata-se de uma ojbetiva zoom ultra-wide, leve, com as qualidades e a resistência da série L e que não custa caro. Na verdade, era a mais barata da série L, quando a comprei — o que a torna uma excelente “porta de entrada” para a linha profissional da Canon.

Se você gosta de fotografar nos ângulos mais abertos, é uma excelente companhia para o dia a dia, inclusive para quem tem uma câmera APS-C.

Como demonstrei, o equipamento atende à fotografia de paisagens, com cenas panorâmicas e resolve relativamente imagens de objetos muito próximos.

A lente atende muito bem o segmento de arquitetura — tanto externa quanto interna — e se você não se importa em fazer alguns ajustes (das distorções) na pós-produção.

Novamente, pode ser usada criativamente (ou não) em fotografias de grupos ou retratos de corpo inteiro.

Essencialmente, é uma ótima objetiva, com tudo o que a Canon entrega dentro da sua linha top of the line, por um preço muito razoável.

Assine a nossa newsletter para ser o primeiro a saber quando houver um novo review ou artigo sobre fotografia:

Links afiliados

Os links desta seção são afiliados e este site ganha alguns centavos com compras qualificadas

Pesquise o preço da Canon EF 17-40mm f/4 L USM: https://amzn.to/2WnB78p.

Referências

Referência na página da Canon USA: https://support.usa.canon.com/kb/index?page=content&id=ART159594&actp=search&viewlocale=en_US&searchid=1626098424328

Referências na página da Canon, em Português: https://www.canon.pt/lenses/ef-17-40mm-f-4l-usm-lens/

Análise da lente no Lens Rentals: https://web.archive.org/web/20180507221747/https://www.lensrentals.com/blog/2011/02/photo-lenses-for-video/4

Análise da lente por William Castleman: https://www.wlcastleman.com/equip/reviews/17-40/index.htm

Análise do Ken Rockwell: https://www.kenrockwell.com/canon/lenses/17-40mm-performance.htm

Análise no Optical Limits: https://www.opticallimits.com/Reviews/177-canon-ef-17-40mm-f4-usm-l-test-report–review

Análise no Dxomark: https://www.dxomark.com/canon-ef-17-40mm-f-4l-usm-lens-review-popular-high-performance-option/

Por Elias Praciano

— fã de séries, como "Love, Death & Robots", "Rick and Morty" e "Ray Donovan". Gosta de criar imagens, direto da câmera, com o mínimo de pós-produção. Há vários anos o seu livro favorito é Neuromancer, de William Gibson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.