Review da objetiva Canon EF 17-40mm f/4 L USM
Lançada em 2003, a objetiva zoom grande-angular Canon EF 17-40mm f/4L USM foi desenvolvida como equipamento de alta precisão high-end, para substituir a EF 24-35mm f/3.5-4.5 USM, de 1993.
A EF 17-40mm L USM foi projetada para atender a profissionais e entusiastas amadores, com necessidades de melhor qualidade de imagem e resistência.
A lente trouxe novidades, em relação à antecessora, além das distâncias focais diferentes.

Especificações técnicas da Canon EF 17-40mm f/4 L USM
Ano de lançamento | Fev/2003 |
Ângulos (campos de visão) | 104º – 57º (full frame) 65º – 37º (APS-C) |
Construção | 9 elementos em 12 grupos |
Diafragma | 7 lâminas |
Abertura máx. e mín. | f/4 – 22 |
Menor dist. de focalização | 28 cm |
Magnificação | 0,24x |
Diâmetro do filtro | 77 mm |
Peso | 475 g |
Construção da objetiva
A EF 17-40mm f/4L USM usa uma combinação de lentes de vidro asférico moldado e duas lentes asféricas redundantes, para alcançar um zoom estendido — ao mesmo tempo em que corrige uma variedade de aberrações ópticas, que podem surgir durante o zooming.
O projeto também conta com um elemento de vidro Super UD (ultra-low dispersion, ou dispersão ultra-baixa), que minimiza as aberrações cromáticas de magnificação que tendem a ocorrer em lentes de ângulo muito aberto.
O elemento Super UD também ajuda a eliminar o sangramento de cores (color bleeding) nas bordas da imagem e realçar o contraste e a resolução.
O grupo de elementos de focalização foi melhorado, em relação à antecessora, para permitir uma distância mínima de focalização de 28 centímetros — por toda a gama de distâncias focais da objetiva — o que lhe concede algumas vantagens pontuais em relação a outras lentes, como veremos mais pra baixo.
A objetiva conta, ainda, com um diafragma circular de 7 lâminas, para obter um desfoque de fundo otimizado e suavizar o bokeh.
É uma das primeiras lentes a atender às novas políticas ambientais da Canon, de usar vidro totalmente livre de chumbo.
Por fim, o equipamento tem construção resistente à água e à poeira, garantindo aos usuários profissionais mais segurança, mesmo nas condições mais difíceis.
Note que a selagem (weather sealing) requer o uso de um filtro no elemento frontal (77mm), para ter um desempenho efetivo.
O desempenho óptico
As análises do Dxomark mostram ótimo desempenho entre a abertura máxima e f/8, em todo a extensão do zoom da lente (de 17mm a 40mm).
É uma excelente peça óptica, para ser usada nos ângulos mais abertos. O melhor dela, você vai obter aos 24mm, em f/5.6.
A objetiva tem uma leve queda de performance da nitidez aos 35mm, na abertura máxima do diafragma, i.e. f/4.0, mas não é grande coisa.
De forma resumida, ela é excelente em qualquer distância focal, entre as aberturas de diafragma f/5.6 e f/8.0. Fora destas configurações ela só não é excelente.
Veja outras características, reveladas pelo Dxomark (link no final):
- Nos ângulos mais abertos, a lente tende a apresentar aberrações cromáticas nas zonas de muito contraste da imagem. Pode ser resolvido a partir dos 24mm, ou via software interno da sua câmera.
- A vinheta, para quem se incomoda com isso, pode estar presente aos 17mm, entre os f/4 e f/8. Também pode ser corrigida via software da própria câmera.
- A distorção é mais acentuada nos ângulos mais abertos, previsivelmente. Como sempre, também pode ser corrigido in camera ou usado criativamente (como eu faço).
Do meu ponto de vista, me incomodaria apenas com as aberrações cromáticas, que não chegam, nem de longe, a ser um problema nesta lente. Todo o restante, eu uso criativamente na minha fotografia, ou removo (raramente) via software.
O que vem na embalagem

A lente vem acompanhada do hood (para sol) e de uma “sacolinha” de couro para ser levada em segurança por aí. Eventualmente, pode vir um filtro, de brinde, para ajudar na selagem.
As particularidades da EF 17-40mm
A objetiva faz parte de um conjunto de 7 lentes da Canon — além de outras marcas — que possuem um porta-filtros anexado ao elemento traseiro (veja a imagem).
Você pode comprar pacotes completos de filtros, relativamente baratos, para usar nesta lente, como alternativa aos filtros frontais de 77mm (que podem ser bastante dispendiosos).
A vantagem dos filtros circulares de 77mm, é que podem ser aproveitados nas outras lentes do seu kit.
Alguns usuários montam seu próprio kit de filtros “traseiros” para esta objetiva, recortando os filtros grandes. Ou seja, é um recurso que abre possibilidades criativas.
Usar o filtro de gelatina traseiro é uma comodidade e pode ser compensador, economicamente, ter um kit completo deste tipo de acessórios.
O manual da lente, contudo, adverte para o possível surgimento de ghosting na imagem, em função destes filtros.

Outra qualidade, que chama a atenção, é a parfocalidade da lente. Roger Cicala, do Rens Rentals, também comprovou que a lente é parfocal — o que significa que ela mantém o foco, mesmo quando mudamos a distância focal.
Lentes zoom parfocais podem não ter muita utilidade para fotógrafos, mas é ouro para alguns video makers — desde que não se importem muito com o focus breathing, que também não é tão intenso aqui.
Capacidades de macro

Claramente, não é uma lente com capacidade (e nem mesmo a proposta) de fazer fotografia macro.
Me chamou a atenção, contudo, o fato de ter uma distância de focalização mínima de 28 cm e uma capacidade de magnificação de 0,24x.
Como ela se compara com a minha Canon EF 50mm f/1.8 STM (leia o meu review aqui) — que tem uma distância mínima de focalização de 35 cm, magnificação de 0,21x e, também um diafragma circular composto de 7 lâminas!?!


Em termos de bokeh, desfoque de fundo, ela não consegue ter o mesmo desempenho de uma lente que consegue chegar até f 1.8, mas note que o desfoque aos f 4.0 (imagem mais escura), tem uma transição suave até se tornar bastante pronunciado ao fundo.
Aos 40mm, a lente consegue, até mesmo, obter um enquadramento mais fechado que a 50mm — ou seja, a 50mm tem um campo de visão 25% mais “fechado”, mas a 17-40mm permite 34% mais aproximação, fechando ainda mais o ângulo.
Eu optaria por esta, em detrimento da EF 50mm STM, para fazer fotografia de flores ou outros objetos muito próximos — ou, ainda, pela lente do kit EF-S 18-55mm IS STM, que tem fator de magnificação 0,34x e ainda permite 22% a mais de aproximação do assunto.
O bokeh
A qualidade do desfoque, não é algo que as pessoas procuram em uma objetiva f 4 e, ainda por cima, super grande angular.
Como é de se esperar, o desfoque é suave e os detalhes dos objetos do fundo da foto, tendem a se dissipar em uma graduação mais branda.
Para quem é a EF 17-40mm f/4 L USM
Obviamente, é uma lente voltada para quem precisa fazer fotografia em grande angular, como paisagens. Ela é excelente para panoramas e arquitetura (interna ou externa).
A lente é adequada para a fotografia de eventos sociais, em que você precisa enquadrar um número maior de pessoas.
Dos 28mm em diante, acho uma ótima opção para fotografia de rua e retratos de corpo inteiro.
Abaixo dos 28mm, nos ângulos mais abertos, as distorções (naturais em grandes angulares) podem ser usadas criativamente para retratos ou criar imagens incríveis de paisagens.
Se você não gosta das distorções, pode usar as correções disponíveis na própria câmera (para imagens em JPG) ou na edição.
Para quem gosta de viajar e fotografar em ângulos mais abertos, ela também pode ser uma grande companhia.
É uma opção para montar um kit “trindade sagrada” para fotografar eventos, só com lentes básicas, da série L.
A Ef 17-40mm f/4 L USM faz ótimo trio com a EF 24-105mm f/4 L IS USM e a EF 70-200mm f/4 L USM. Para imagens internas ou à noite, não esqueça de levar um flash no kit e seja feliz 😉
Alternativas à EF 17-40mm
Usualmente, procuramos alternativas quando há algum problema com o custo ou a qualidade — e nenhuma destas duas coisas acontece com esta objetiva.
Esta lente costumava disputar a posição de “a série L mais barata” com a EF 70-200mm f/4 L USM. Ou seja, qualquer alternativa que você vier a considerar, terá uma etiqueta de preço mais “salgada” e não terá uma relação de custo/benefício tão atraente.
Em um patamar superior, está a EF 16-35mm f/4 L IS USM, com um projeto atualizado para câmeras com uma contagem mais alta de megapixels e controle mais avançado das aberrações cromáticas — e, com estabilização óptica! Mas não tem a mesma relação de custo e benefício.
Para corpos APS-C, há a EF-S 17-55mm f/2.8 IS USM, com maior abertura e estabilização óptica e com preço mais atraente, no mercado de usados, já que foi descontinuada em Março de 2021.
Já, se estiver interessado em obter ângulos equivalentes ao da 17-40mm em full frame, a objetiva EF-S 10-18mm, é o caminho a ser seguido, em corpos APS-C.
Conclusão
Para resumir tudo, trata-se de uma objetiva zoom ultra-wide, leve, com as qualidades e a resistência da série L e que não custa caro. Na verdade, era a mais barata da série L, quando a comprei — o que a torna uma excelente “porta de entrada” para a linha profissional da Canon.
Se você gosta de fotografar nos ângulos mais abertos, é uma excelente companhia para o dia a dia, embora possa não ser aberta o suficiente na frente de sensores APS-C.
Como demonstrei, o equipamento atende à fotografia de paisagens, com cenas panorâmicas e resolve relativamente imagens de objetos muito próximos.
A lente atende muito bem o segmento de arquitetura — tanto externa quanto interna — e se você não se importa em fazer alguns ajustes (das distorções) na pós-produção.
Novamente, pode ser usada criativamente (ou não) em fotografias de grupos ou retratos de corpo inteiro.
Essencialmente, é uma ótima objetiva, com tudo o que a Canon entrega dentro da sua linha top of the line, por um preço muito razoável.
Saiba como assinar a newsletter grátis do site.
Links afiliados
Os links desta seção são afiliados e este site ganha alguns centavos com compras qualificadas.
Pesquise o preço da Canon EF 17-40mm f/4 L USM: https://amzn.to/2WnB78p.
Filtro UV Kenko 77mm: https://amzn.to/3H7gYVV.
Referências
Referência na página da Canon USA: https://support.usa.canon.com/kb/index?page=content&id=ART159594&actp=search&viewlocale=en_US&searchid=1626098424328
Referências na página da Canon, em Português: https://www.canon.pt/lenses/ef-17-40mm-f-4l-usm-lens/
Análise da lente no Lens Rentals: https://web.archive.org/web/20180507221747/https://www.lensrentals.com/blog/2011/02/photo-lenses-for-video/4
Análise da lente por William Castleman: https://www.wlcastleman.com/equip/reviews/17-40/index.htm
Análise do Ken Rockwell: https://www.kenrockwell.com/canon/lenses/17-40mm-performance.htm
Análise no Optical Limits: https://www.opticallimits.com/Reviews/177-canon-ef-17-40mm-f4-usm-l-test-report–review
Análise no Dxomark: https://www.dxomark.com/canon-ef-17-40mm-f-4l-usm-lens-review-popular-high-performance-option/