Review da lente Yongnuo YN 50mm f/1.8

Comprei a minha objetiva Yongnuo YN 50mm f/1.8 em Fevereiro, de 2018, na B&H New York, por 49 dólares. Atualmente, está custando um pouco mais.

Tenho usado bastante — apesar de ter outras objetivas 50mm no meu atual set de lentes.

A pergunta mais frequente é “se vale a pena comprar”, apesar desta aparência tão frágil e dos reviews (alguns, bastante negativos) que se vê por aí.

Eu vou ser bastante pragmático na minha análise: trata-se de uma das objetivas mais honestas que se pode obter por aí. Gostaria de deixar isso extremamente claro, que ela cumpre o que promete.

Quem deseja ter uma 50mm f/1.8, usufruir de um desfoque de fundo bonito (bokeh) e, ainda por cima, pagar pouco — é exatamente isso que a Yongnuo YN 50mm f/1.8 se propõe a entregar.

Cumpre o que promete. Você leva pra casa exatamente aquilo que pagou.

Os pontos negativos da objetiva Yongnuo YN 50mm f/1.8

Tem uma construção barata e frágil — Se balançar um pouco, vai perceber que algo, aparentemente está solto lá dentro. A lente não tem aparência sólida. Eu não recomendo balançar demais e nem derrubar o equipamento.

Só para deixar registrado, uma amiga já derrubou a dela e a objetiva continua funcionando até hoje. Tenho certeza de que foi sorte.

É feita de plástico — Sim. E é um plástico com aparência bem barata. Com o tempo, as inscrições com o nome, a marca e as especificações podem esvanecer ou ir sumindo. A tinta branca, com que são inscritas, não é exatamente da melhor qualidade.

O foco é lento — Se comparada à Canon EF 50mm f/1.8 (a “cinquentinha” da Canon), o foco é perceptivelmente lento.

O foco é barulhento — O barulho, em ambientes mais quietos, pode ser percebido e, eventualmente, incomodar alguém do lado. Mas está longe de ser algo escandaloso.

Não é 100% nítida aos f/1.8 — Se nenhuma lente é perfeita na sua abertura máxima, a Yongnuo YN 50mm f/1.8 não é a exceção. Contudo, ela não é “inútil” na abertura máxima do seu diafragma. Eu uso com frequência e acho os resultados satisfatórios.

Pontos positivos da Yongnuo YN 50mm f/1.8

Construção barata — O outro lado deste argumento, é que o seguro dela vai ter um peso muito baixo no seu orçamento. Se optar por não fazer seguro da sua peça, a reposição é fácil. Você provavelmente se preocuparia menos com ela do que com uma Canon EF 50mm f/1.2 L — que pode custar 2000 dólares, contra os 50 dólares da “cinquentinha” da Yongnuo.

Construção de plástico — O material de construção da objetiva, faz dela um equipamento extremamente leve e portátil. Excelente para uma fotografia descontraída, sem compromissos — só para se divertir.

De fato, é a 50mm mais leve que já vi.

É uma lente honesta — como eu disse, ali em cima, nenhum dos defeitos contradiz as propagandas ou as promessas da fabricante.

A promessa é oferecer uma distância focal de 50mm e um bokeh bonito, por um custo muito baixo — e é exatamente isso que você recebe.

Para quem a lente não é recomendada

Se você precisa fazer fotos em ambientes silenciosos, em que o barulho do motor de foco pode ser um problema, a Yongnuo 50mm f/1.8 não é para você.

Se a velocidade de focalização é crucial, aconselho a buscar outra solução, como a versão II desta lente ou a “cinquentinha” da Canon.

A Yongnuo 50mm f/1.8 II é a segunda versão desta mesma lente, com upgrade no visual (mais bonita) e motor de autofoco um pouquinho mais rápido.

Quem faz vídeos e precisa fazer o autofoco durante a ação, pode se incomodar com o vazamento do barulho do motor da lente para dentro do áudio do vídeo.

Para quem é esta objetiva

Se você é iniciante ou está com um orçamento muito apertado. Esta objetiva pode resolver muitos dos seus problemas. Nenhum dos argumentos contrários, listados acima, vai afetar os fotógrafos de ensaios externos ou internos, por exemplo.

A fotografia de eventos ou de rua pode sofrer com o autofoco lento, mas não chega a ser um problema. Por outro lado, leve em conta que você vai perder muito pouco, caso aconteça um acidente com a objetiva.

Ela também permite viajar com um conjunto de equipamentos mais barato e leve, chamando menos atenção e permitindo se divertir mais e se concentrar mais na sua fotografia.

Conclusão

Atualmente, tenho no meu set de lentes, a Yongnuo YN 50mm f/1.8, a Canon EF 50mm f/1.8 STM e a Canon EF 50mm f/1.4.

Não vejo motivos para alguém gastar o dinheiro extra nas outras lentes, se esta puder resolver os seus problemas.

Como é uma objetiva de fácil revenda (até pelo valor baixo), acredito que valha a pena comprar só para experimentar — e se não for o que você queria, sempre será possível vender e fazer um upgrade pra 50mm mais séria, da Canon.

Saiba como acompanhar os posts do site.

A gente recebe uma pequena comissão por compras qualificadas, se efetuadas através destes links.

Pesquise o preço da Yongnuo YN 50mm f/1.8 aqui.

Elias Praciano

— fã de séries, como "Love, Death & Robots", "Rick and Morty" e "Russian Doll". Gosta de criar imagens, direto da câmera, com o mínimo de pós-produção. Há vários anos o seu livro favorito é Neuromancer, de William Gibson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Post comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: