Canon EOS 6D Mark II vs EOS RP

Canon eos RP 6D mark II
publicado

Com várias características em comum, são duas câmeras irmãs. Estão longe de ser gêmeas, contudo.

Algumas pessoas perguntam se a EOS RP poderia ser um upgrade viável para EOS 6D Mark II. Infelizmente, este não é o caso.

São projetos diferentes, com muitas semelhanças. As diferenças não são suficientes para dar a uma superioridade absoluta em relação à outra.

No decorrer deste texto, vou mostrar como “a letra fria” das especificações se traduz para “a vida real” — e como se comparam.

Comparação visual entre os dois projetos de câmeras. O sensor é o mesmo, nas duas câmeras.

As especificações técnicas

As câmeras tem alguns pontos em comum e vários recursos exclusivos uma em relação à outra.

ItensEOS 6D Mark IIEOS RP
LançamentoJun/2017Fev/2019
Preço US$*14001000
Ainda em produção (2021)SIMSIM
ProcessadorDIGIC 7DIGIC 8
Megapixels2626
Resolução máxima de vídeo4K 24 fpsFull HD 60 fps
ISO normal100 – 40000100 – 40000
ISO expandido50 – 10240050 – 102400
ConectividadeWi-Fi
Bluetooth
NFC
GPS
Eye-Fi
Wi-Fi
Bluetooth
Lens mountEFRF + EF e EF-S (c/adaptador)
Formatos de arquivosRAW e JPEGRAW (CR3), C-RAW e JPEG
VisorÓpticoEletrônico
Resolução LCD (viewfinder)1,04 milhões
de pontos
1,04 milhões
de pontos
ĹCD secundárioSIMNão
Funções customizáveis2823
Energia (fotos p/carga)1200250
Start-up time0,2 s0,82 s
Peso (só o corpo)685g440g
* O preço, aproximado, em dólares, serve apenas como referência, como expliquei aqui.
O design da EOS RP é mais “limpo”, com menos funções externas/físicas e mais funcionalidade na tela LCD, como a possibilidade de usar como touchpad para selecionar pontos de autofoco.

Datas de lançamento

A data de lançamento contribuiu para a Canon incluir na EOS RP alguns recursos inovadores.

Este fator beneficiou a EOS 6D Mark II em relação à EOS 5D Mark IV, lançada em 2016. Ou seja, mesmo estando “um degrau abaixo” da 5D, vem com alguns recursos tecnológicos a mais embarcados.

O fato é que, até 2021, ambas ainda estão em produção. No mercado brasileiro, a série 6D é muito apreciada por profissionais e ainda é mais vendida do que a RP.

Tecnologicamente, as duas câmeras são muito próximas o que acaba por dificultar a escolha. Vamos nos debruçar sobre as diferenças, para facilitar.

Até Fevereiro/2021, ambas as câmeras ainda recebem atualizações de firmware da Canon.

O design da EOS 6D Mark II oferece mais controles físicos, personalizáveis e privilegia a resistência e durabilidade do equipamento. A tela articulável tem melhor proteção neste projeto.

Preços das câmeras

A EOS RP é um pouco mais barata.

É a primeira câmera fullframe abaixo de mil dólares do mercado, sendo que alguns itens foram comprometidos para atingir esta meta de preço, que é um grande atrativo.

No mercado brasileiro, contudo, a diferença de preço entre as duas câmeras pode ser bem menor — a ponto de muitos nem levarem este fator em conta na escolha. Inclui alguns links úteis para você pesquisar os preços, ao final do post.

Leve em conta que a Canon EOS RP demanda a compra de acessórios extra (adaptador, bateria extra, grip etc), que diluem a sua vantagem no preço.

A EOS RP é o 2o projeto de mirrorless fullframe da Canon, voltado para o mercado low end (de baixo custo). O sensor fica muito próximo da área externa, sem proteção alguma — o que é muito problemático para quem tem o hábito de trocar lentes durante as sessões de foto externas.

Qualidade da imagem

Os testes revelam que as duas possuem qualidades equivalentes de imagem — até por que compartilham o mesmo sensor.

A RP usa um processador mais atual (DIGIC 8), que vai ajudar a processar vídeos 4K e atualizar o visor EVF, de 2.3 megapixels.

O design mais robusto da EOS 6D Mark II pode desagradar fotógrafos iniciantes ou ocasionais.

Recursos de vídeo

Para quem precisa fazer vídeos em 4K, a EOS RP é o equipamento a ser escolhido. Ainda assim, os recursos em 4K não impressionam — há um fator de corte, limitado a 24 fps e, nesta resolução, não tem Dual Pixel Auto Focus.

Eu provavelmente não usaria este fator como parâmetro de escolha.

Ambas fazem vídeo em Full HD, com Dual Pixel Auto Focus (DPAF) e oferecem estabilização digital, que pode ser combinada à estabilização óptica da maioria das lentes.

Sistemas de autofoco

A EOS RP tem recursos de autofoco bem interessantes. São 4779 pontos de autofoco selecionáveis no EVF e com a opção de fazer o foco automático no olho humano.

O recurso de focus peaking, torna mais fácil fazer o foco manual — que é muito útil com lentes antigas, sem suporte a foco automático e na fotografia de produtos.

A 6D II permite a seleção de 45 pontos de autofoco cross-type via OVF, sendo que o ponto central é dual cross-type (de altíssima precisão).

Já, no live view (monitor LCD traseiro), o sistema de foco e de medição é equivalente. Você consegue fazer autofoco, com Dual Pixel, cravado no olho em qualquer uma das câmeras.

Uma palavra sobre o autofoco

Nenhuma das câmeras tem qualquer problema com o sistema de autofoco. Devo dizer que os sistemas são bem avançados e precisos nas duas.

Na Canon EOS RP, contudo, há um único sistema sólido de focalização (Dual Pixel) — tanto no liveview (painel LCD traseiro) quanto no viewfinder.

Não há limitação de pontos de autofoco, como na 6D e há a possibilidade de obter foco assistido no olho da(o) modelo.

O argumento em favor do sistema de autofoco da EOS RP, é concreto e, se for um ponto crítico para você, considere esta câmera como a melhor opção.

Conectividade

Neste item a Canon EOS 6D Mark II é campeã e, pra falar a verdade, bate todas as outras câmeras full frame da marca. Nenhuma tem mais opções de conectividade que a 6D II.

  • Bluetooth v4.1 — ambas usam a mesma versão do Bluetooth, que permite conectar ao app no celular e controlar a câmera remotamente ou transferir arquivos.
  • Wi-Fi — o recurso permite interagir com a sua câmera a 15m de distância (se não houver obstáculos).
  • GPS — presente apenas na 6D II, permite obter informações de data, hora e posicionamento geográfico em 3D (latitude, longitude e elevação) a partir de 4 sistemas de satélites ao redor do globo.
  • NFC — presente apenas na 6D II, permite conectar e controlar a câmera, encostando brevemente o celular na lateral.
  • suporte ao eyefi — presente apenas na 6D II, trata-se suporte a um cartão semelhante aos SD, que permite enviar as imagens da câmera diretamente para o computador ou celular, o que elimina a necessidade de cabos ou qualquer outro intermediário.
By Museum of Obsolete Media (Jason Curtis) – https://obsoletemedia.org/eye-fi/, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=95499961

Na vida real, os cartões eye-fi estão caindo em desuso e nenhuma das duas câmeras precisa disso para enviar as imagens para outros dispositivos ou para serviços de armazenamento online, como Google Drive, Flickr, Youtube etc. A vantagem do eye-fi é que ele faz o envio simultâneo, enquanto você ainda está tirando as fotos — ou seja, pode ser usado como um backup em tempo real, durante um evento.

Ter um GPS embarcado na câmera ajuda a ter todos os dados (hora e posicionamento) via satélite a qualquer momento. Basta ligar a câmera.

Novamente, nenhuma das duas câmeras precisa dele, uma vez que podem obter estes dados do GPS de um carro perto ou do seu celular. Contudo, o GPS embarcado, na 6D, nos torna independentes de dispositivos externos.

Duas ou três palavras sobre o GPS

Permita-me ser ainda mais específico sobre o GPS. Na EOS RP, você precisa conectar a câmera ao celular e ativar o envio dos dados do GPS, no app da Canon.

Na minha experiência, tive que parar várias vezes para refazer a conexão entre câmera e celular.

Diferente das câmeras com o chip GPS incorporado (6D, 5D Mark IV, 1DX), o recurso é transparente, não consome energia significativamente e funciona bem. Liga e esquece.

Os dados de geoposicionamento facilitam imensamente a vida, na hora de organizar fotos para bancos de imagens, editores (Lightroom, Darktable etc.) ou para fazer o upload para as redes sociais ou Google Maps.

Portanto, se o GPS é importante para você, este é um ponto sólido a favor da 6D Mark II.

O NFC é uma tecnologia que está caindo em desuso — e nem todo mundo tem suporte a ela no celular. Uma pena também, uma vez que é muito fácil conectar um celular à câmera, apenas encostando os dois aparelhos.

A flexibilidade de se conectar a outros dispositivos ao redor, na minha opinião, é um dos argumentos mais fortes a favor da Canon EOS 6D Mark II.

Formatos de arquivos de imagem

No sistema da EOS RP, há uma variedade maior de arquivos para se trabalhar, como os .CR3 e os C-RAW.

Acho interessante, mas não como fator decisivo. A gravação de arquivos de imagem, no formato HEIF, até o momento, não foi incluído em nenhuma das duas.

Visor óptico (OVF) vs visor eletrônico (EVF)

O que caracteriza as câmeras mirrorless, como a EOS RP é a remoção do espelho dentro da câmera e a introdução de um visor eletrônico (EVF ou Electronic ViewFinder).

Alguns dirão que o EVF da EOS RP não tem uma resolução suficiente para evitar desconforto ocular. Se você tem miopia, contudo, ele permite fazer um ajuste dióptrico até -4 (25% a mais do que na 6D II).

Se por um lado a resolução (2,36 milhões de pontos) do EVF da RP não é tão excitante, ele permite a exibição de muito mais informações na tela e a previsão da sua foto antes de apertar o botão de disparo.

O mount (sistema de lentes)

A EOS 6D Mark II usa o mount EF, com 30 anos de existência. Em função disso, há centenas de opções de lentes no mercado à sua escolha.

A EOS RP usa um mount mais atual, o RF, que ainda está crescendo.

As objetivas EF têm desempenho óptico semelhante às RF e são mais baratas. E é possível que se tornem mais baratas ainda no decurso dos próximos anos — à medida em que mais pessoas migrem para as câmeras mirrorless e se desfaçam do seu equipamento antigo.

Leia está na hora de migrar para mirrorless?

As objetivas RF têm aspectos tecnológicos mais avançados, com mais controles inclusive. Porém ainda são mais caras. Com um adaptador, é possível continuar usando todas as lentes EF e EF-S na sua EOS RP.

A flexibilidade para escolher uma gama mais variada de objetivas, é um ponto forte a favor da EOS RP.

Consumo de energia

O desempenho da 6D Mark II ultrapassa os 1200 clics por carga de bateria, o que é 4,8X mais do que a EOS RP (250 clics).

Na vida real, a RP pode chegar a 500 fotos por carga, enquanto a 6D II pode ultrapassar 2500.

A 6D usa uma bateria potente (LPE-6N), que garante não só o desempenho superior, mas um start-up 41X mais rápido — o tempo que leva entre ligar a câmera e bater a primeira foto.

A EOS RP tem a possibilidade de carregar a bateria sem precisar removê-la da câmera, o que é uma comodidade na vida real.

Leia As minhas táticas de guerrilha para extrair o máximo da bateria da sua câmera.

Resistência, ergonomia e peso

Demonstração do weather sealing da EOS 6D Mark II. Em vermelho o material que impede a entrada de água e poeira no equipamento (borrachas, por exemplo). Em verde, os encaixes de alta precisão.

Com um corpo mais robusto, a 6D leva um painel LCD secundário, no topo da câmera que ajuda a conferir rapidamente as configurações e fazer ajustes imediatos.

50% mais pesada que a RP, a 6D II tem um corpo mais robusto e ergonômico.

Ambas as câmeras tem weather sealing — resistência a respingos de água e poeira.

Sobre isso, vou chamar a atenção para alguns fatos importantes:

  • o weather sealing, na 6D é mais elaborado e testado
  • a resistência da câmera depende da lente também ser resistente. Ou seja, para a câmera ficar completamente selada, você precisa estar usando uma lente da série L com weather sealing.

Se o “weather sealing” é importante para você, planeje a compra de lentes da série L.

Motivos para comprar (ou não) a EOS RP

A Canon EOS RP é a fullframe mirrorless de entrada da Canon. Voltada para iniciantes e intermediários, com orçamento básico, tem várias características para satisfazer a este público.

Tem um sistema de foco avançado e é uma câmera excitante, para quase todo tipo de fotografia.

Usuários avançados não ficarão satisfeitos com a duração pífia da bateria, a baixa resolução do EVF ou os sacrifícios feitos na ergonomia e na construção.

Tenha em mente, ao comprar, incluir uma bateria extra, bem como um adaptador de lentes EF – RF, para poder ter acesso a uma variedade maior de objetivas.

Visão do topo da Canon EOS RP.

Motivos para comprar (ou não) a EOS 6D Mark II

Leia o meu review da Canon EOS 6D Mark II.

A Canon EOS 6D Mark II, já é uma opção mais adequada para profissionais e usuários de nível intermediário a avançado — que precisam ter mais flexibilidade e robustez para enfrentar as inúmeras possibilidades de um dia inteiro de trabalho duro.

A câmera é mais resistente e a bateria aguenta um dia inteiro de batalha.

Estes argumentos, contudo, podem não ser muito relevantes para iniciantes — que não precisam ter 5 opções de conectividade, nem de 28 funções customizáveis e muito menos de uma bateria para 2500 fotos.

Leia os detalhes pouco conhecidos da EOS 6D Mark II.

Visão do topo da Canon EOS 6D Mark II.

O site recebe alguns centavos a partir de compras qualificadas feitas através destes links.

Onde comprar a Canon EOS 6D Mark II: https://amzn.to/3cnenJV

Onde comprar a Canon EOS RP: https://amzn.to/3rFpt3x

Adaptador EF – RF: https://amzn.to/3qyPksB

Referências

Especificações técnicas da EOS 6D Mark II: https://downloads.canon.com/nw/camera/products/eos/6d-mark-ii/specifications/canon-eos-6d-mark-ii-specifications-chart.pdf?cm_mmc=nw--eos-6d-mark-ii--specifications-_-download

Especificações técnicas da EOS RP: https://downloads.canon.com/nw/camera/products/eos/rp-2/specifications/canon-eos-rp-specifications-sheet.pdf

Táticas de guerrilha para obter o máximo desempenho da bateria da sua câmera.

Está na hora de migrar para mirrorless?

Por Elias Praciano

— fã de séries, como "Love, Death & Robots", "Rick and Morty" e "Ray Donovan". Gosta de criar imagens, direto da câmera, com o mínimo de pós-produção. Há vários anos o seu livro favorito é Neuromancer, de William Gibson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.