Review da objetiva Sigma 30mm f/1.4 EX DC HSM

SIGMA 30mm ex dc hsm featured
publicado

Lançada em Fevereiro de 2005, é uma lente clássica, com mais de 15 anos e com uma personalidade marcante.

Quando alguém me pergunta sobre “a lente que deixou saudades”, a Sigma 30mm f/1.4 EX DC HSM, é a minha resposta. É a lente que está no kit APS-C dos meus sonhos. As fotos que tirei com esta lente, podem ser vistas na tag #sigma30mm, neste mesmo site 😉

lens blur sigma 30mm
Desfoque suave produzido pelas luzes da cidade.

Neste texto vou fazer uma análise das especificações técnicas e dar minha opinião pessoal sobre o seu desempenho.

Comercial da Sigma 30mm f/1.4 EX DC HSM (em inglês)

Veja mais vídeos no final!

A nomenclatura da objetiva

A Sigma, tal como a maioria das empresas de imagens, costuma incluir abreviações nos nomes de suas objetivas, que ajudam a revelar os detalhes técnicos. Veja:

  • 30mm f/1.4 — com uma distância focal de 30mm e abertura máxima de diafragma de f/1.4.
  • EX — A parte externa da lente tem acabamento excepcional para destacar sua construção superior e qualidade óptica, além de realçar sua aparência.
  • DC — Simboliza lentes criadas para projetar um círculo de imagem menor, para caber em um sensor pequeno de uma DSLR (APS-C, Micro four-thirds etc).
  • HSM — Lente com motor de autofoco de ondas ultrassônicas.
Imagem do produto: Sigma 30mm f/1.4 EX DC HSM

Especificações técnicas da Sigma 30mm EX DC HSM

Nome da ObjetivaSigma 30mm f/1.4 EX DC HSM
FormatoAPS-C/DX
Dist. Focal30mm
Dist. mínima de foco40cm
Abertura máxima – mínima1.4 – 22
Estabilização ópticaNão
Núm. de lâminas
do diafragma
8
Construção óptica7 elementos em 7 grupos
Motor de autofocoUltrassônico (HSM)
Comprimento6cm
Diâmetro7,7cm
Diâmetro do filtro62mm
Peso430g
Aspectos técnicos da Sigma 30mm f/1.4 EX DC HSM.

Peso e construção da objetiva

Para quem está vindo da lente do kit, prepare-se para pegar uma lente um pouco mais pesada, de construção mais robusta e vidro de qualidade melhor.

Acoplada à minha Canon EOS Rebel T6 ou EOS 1300D, a objetiva chega a quase empatar com o peso da câmera, o que proporciona uma relação de equilíbrio entre as duas.

É uma lente que causa (boas) impressões na rua, pelo seu tamanho e design.

Nas mãos, ela oferece boa ergonomia e boa pegada, inclusive para quem gosta de fazer o foco manual.

O desfoque extremo da objetiva Sigma 30mm f/1.4 EX DC HSM na sua abertura máxima.

Construção óptica e o bokeh

Construção óptica e ordem dos elementos ópticos internos.

Conseguir um desfoque de fundo bem suave ou “cremoso” é sempre um desafio difícil para qualquer objetiva grande angular.

Mas não é tarefa impossível para esta, com suas 8 lâminas no diafragma. Se você se aproximar o suficiente do assunto, usando a abertura máxima, vai ver o background ser derretido em uma enorme confusão de cores.

A Sigma 30mm f/1.4 EX DC HSM é uma ótima companhia para sair à noite — além das pessoas que você vai fotografar, claro.

A lente pode ser encontrada, no mercado de usados, por aproximadamente 200 dólares e é uma grande ferramenta para quem é apaixonado por bokeh.

Se você não se sente confortável para trabalhar a f/1.4, o bokeh já é bem agradável a f/2.8 — com melhoras na nitidez, inclusive.

Para quem é esta lente

Sem dúvida, é um ótimo equipamento para quem gosta de sair para fazer fotografia de rua, ensaios ou eventos a qualquer hora do dia e da noite.

Na abertura máxima, a objetiva deixa passar uma quantidade enorme de luz para o sensor — o que pode trazer o desafio de fazer um foco preciso. Prepare-se para errar muito, antes de adquirir toda a prática necessária para fotografar com esta abertura.

Como o autofoco não é muito rápido, talvez não seja a lente adequada para eventos — isso vai depender muito mais da sua prática e do seu conhecimento, na verdade.

Os problemas da lente

Não sejamos ingênuos…

Em câmeras Canon, sabemos que a Sigma não é tão rápida no autofoco e, como toda lente, na sua abertura máxima, nunca é perfeita.

MTF chart da Sigma f/1.4 EX DC HSM

De acordo com o gráfico divulgado pela Sigma, na abertura máxima, o centro da lente mantém boa nitidez. Mas sofre um declínio significativo nas bordas.

Mas, se você (que nem eu!) compra lentes para usar a abertura máxima, tenha o cuidado para manter o assunto sempre centralizado, nesta configuração.

Leve em conta as distorções de perspectiva, características de objetivas grande-angulares. Não vai dar para corrigir dentro da câmera e, portanto, se você não gosta deste tipo de aberração óptica (eu não tenho problemas com isso), vai ter que fazer as correções na pós-produção.

O Darktable tem as informações para corrigir todas as aberrações ópticas desta lente.

Para quem é a Sigma 30mm f/1.4 EX DC HSM

Fotógrafos entusiastas, amadores, hobistas ou profissionais de ensaios internos ou externos.

Na mesma faixa de preços da Canon EF 50mm f/1.4, se você não precisa de autofoco muito rápido, a opção da Sigma é a recomendada, na minha humilde opinião.

Conclusão

A Sigma 30mm f/1.4 EX DC HSM, que já chegou a custar US$ 690,00, está em um patamar de preços muito mais honesto atualmente. Se você a encontrar por até US$ 250, em bom estado de conservação, é um ótimo custo/benefício — e peça desconto se não vier com o para-sol!

Nesta faixa de preços é uma lente prime (de distância focal fixa) perfeita para iniciantes, com câmera cropped ou APS-C, que desejam dar um passo além da 18-55mm.

Sigma 30mm f/1.4 EX DC HSM

Referências

Anúncio de lançamento da lente, no site da Sigma: https://web.archive.org/web/20050728131037/http://www.sigmaphoto.com/lenses/lenses_all_details.asp?id=3300&navigator=6.

Vídeo em FullHD 30p gravado com a Canon EOS 550D e a lente Sigma 30mm f/1.4 — teste de desempenho com pouca luz.

Note o desfoque no início e como a objetiva se sai muito bem durante a noite.

Por Elias Praciano

— fã de séries, como "Love, Death & Robots", "Rick and Morty" e "Ray Donovan". Gosta de criar imagens, direto da câmera, com o mínimo de pós-produção. Há vários anos o seu livro favorito é Neuromancer, de William Gibson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.