Use a compensação de exposição no celular, para fotografar à noite.
O software que controla a câmera do seu celular está sempre medindo a luz ambiente e ajustando os controles internos para conseguir a melhor exposição.
Ajustes de ISO (sensibilidade do sensor), tempo de exposição e abertura do diafragma, são algumas das ferramentas que o software usa para obter uma imagem nítida e clara.
Durante o dia ou em condições de boa iluminação isso é fácil. Mas pode ficar complicado durante a noite.
Vamos descomplicar isso!

Como usar a compensação de exposição no celular
No meu aparelho, o controle da compensação de exposição é o primeiro do lado direito, no modo manual. — verifique aonde ele fica no seu. Geralmente, é uma barra com um sinal + numa ponta e – na outra.

Se arrastar o controle para – a imagem vai ficar mais escura. Usualmente, os valores entre -0,60 e -1,0 funcionam melhor para mim. Me conte o que funciona melhor para você nos comentários.
Se você quiser uma explicação “mais técnica”, a compensação de exposição funciona assim: o software vai analisar a cena e reajustar o ISO e a velocidade do obturador (tempo de exposição), para atender ao EV que vocẽ selecionou.
As fotos noturnas precisam ficar com boa exposição?
Este é o ponto principal da minha argumentação: as fotos noturnas deveriam ter “cara” de foto noturna — portanto, menos detalhes e mais sombras.
Trata-se de uma escolha artística, claro. Se você não concorda, tá tudo ok! 😉 O site tem outros textos sobre fotografia com o celular.
À noite, a luz é a exceção. A escuridão é a regra.
A dica é dizer para o software da câmera “relaxa! Menos é mais.”
O que eu ganho com a compensação de exposição para o lado negativo?
Há basicamente 2 vantagens:
- a primeira é subjetiva — eu gosto de ter um resultado em que o assunto principal fica isolado, cercado de sombras e poucos detalhes. Assim, consigo uma composição de imagem mais limpa e com menos distrações.
- a segunda é bem objetiva — você vai obter imagens com melhor qualidade e menos ruído.
Deixa eu explicar, por que a imagem tende a melhorar de qualidade com este truque.
Ao reduzir o valor de exposição (exposure value, ou EV), o software tende a fazer 2 coisas, que têm impacto direto na qualidade:
- reduzir a sensibilidade do sensor (ISO), que vai gerar menos ruído (granularidade) na sua foto.
- aumentar a velocidade do obturador, que vai diminuir as chances de ocorrer borrões de movimento.
Estes 2 fatores, vão contribuir para obter imagens mais nítidas.
Use a sessão dos comentários para contar para mim e para as(os) outras(os) leitoras(es) o que você achou desta dica.
Abaixo, segue a minha galeria de fotos, todas com valores de EV entre -0,60 e -1,0. Obs.: nem todas tiradas com o celular.







Saiba como acompanhar os posts do site.
Ola elias!
Ache muito legal esse post e aprovito a oportunidade de saber como tirar fotos da lua a noite evidentemente, pois sempre que tem essas luas: Rosa, Vermelha, de sangue, etc. Eu nao consigo mais que uma foto miximim. com um ponto branco num fundo preto. Caso ja tenha publicado coisa à respeito me oriente.
Obrigado!
Janio de Souza
PS: Tô gostando praka de ter ti achado, bom trabalho!
Jânio, as lentes dos celulares, em geral, são grande angulares e são projetadas (e são excelentes, nisso) para fazer retratos, selfies, paisagens etc.
Para fotografar a Lua e obter uma representação dela em tamanho grande e em detalhes, usa-se outro tipo de lente, chamado de teleobjetiva (tudo a ver com telescópio).
De qualquer forma, anotei o pedido para fazer um texto explicando como obter o máximo da lua com um simples celular.