Use a compensação de exposição no celular, para fotografar à noite.

O software que controla a câmera do seu celular está sempre medindo a luz ambiente e ajustando os controles internos para conseguir a melhor exposição.

Ajustes de ISO (sensibilidade do sensor), tempo de exposição e abertura do diafragma, são algumas das ferramentas que o software usa para obter uma imagem nítida e clara.

Durante o dia ou em condições de boa iluminação isso é fácil. Mas pode ficar complicado durante a noite.

Vamos descomplicar isso!

Igreja muito bem iluminada do lado de dentro. Na verdade, a iluminação está “estourada” nesta parte da foto, com perda de detalhes. Eu poderia ter reduzido ainda mais o EV (-2, talvez) e as pessoas, do lado de fora ficariam em forma de silhuetas, enquanto teria mais detalhes dentro da igreja.

Como usar a compensação de exposição no celular

No meu aparelho, o controle da compensação de exposição é o primeiro do lado direito, no modo manual. — verifique aonde ele fica no seu. Geralmente, é uma barra com um sinal + numa ponta e – na outra.

No Motorola Android ONE, a compensação de exposição, ou Exposure Value, fica dentro do modo Manual do aparelho..

Se arrastar o controle para – a imagem vai ficar mais escura. Usualmente, os valores entre -0,60 e -1,0 funcionam melhor para mim. Me conte o que funciona melhor para você nos comentários.

Se você quiser uma explicação “mais técnica”, a compensação de exposição funciona assim: o software vai analisar a cena e reajustar o ISO e a velocidade do obturador (tempo de exposição), para atender ao EV que vocẽ selecionou.

As fotos noturnas precisam ficar com boa exposição?

Este é o ponto principal da minha argumentação: as fotos noturnas deveriam ter “cara” de foto noturna — portanto, menos detalhes e mais sombras.

Trata-se de uma escolha artística, claro. Se você não concorda, tá tudo ok! 😉 O site tem outros textos sobre fotografia com o celular.

À noite, a luz é a exceção. A escuridão é a regra.

A dica é dizer para o software da câmera “relaxa! Menos é mais.”

O que eu ganho com a compensação de exposição para o lado negativo?

Há basicamente 2 vantagens:

  • a primeira é subjetiva — eu gosto de ter um resultado em que o assunto principal fica isolado, cercado de sombras e poucos detalhes. Assim, consigo uma composição de imagem mais limpa e com menos distrações.
  • a segunda é bem objetiva — você vai obter imagens com melhor qualidade e menos ruído.

Deixa eu explicar, por que a imagem tende a melhorar de qualidade com este truque.

Ao reduzir o valor de exposição (exposure value, ou EV), o software tende a fazer 2 coisas, que têm impacto direto na qualidade:

  • reduzir a sensibilidade do sensor (ISO), que vai gerar menos ruído (granularidade) na sua foto.
  • aumentar a velocidade do obturador, que vai diminuir as chances de ocorrer borrões de movimento.

Estes 2 fatores, vão contribuir para obter imagens mais nítidas.

Use a sessão dos comentários para contar para mim e para as(os) outras(os) leitoras(es) o que você achou desta dica.

Abaixo, segue a minha galeria de fotos, todas com valores de EV entre -0,60 e -1,0. Obs.: nem todas tiradas com o celular.

Saiba como acompanhar os posts do site.

Elias Praciano

— fã de séries, como "Love, Death & Robots", "Rick and Morty" e "Russian Doll". Gosta de criar imagens, direto da câmera, com o mínimo de pós-produção. Há vários anos o seu livro favorito é Neuromancer, de William Gibson.

2 Responses

  1. Ola elias!
    Ache muito legal esse post e aprovito a oportunidade de saber como tirar fotos da lua a noite evidentemente, pois sempre que tem essas luas: Rosa, Vermelha, de sangue, etc. Eu nao consigo mais que uma foto miximim. com um ponto branco num fundo preto. Caso ja tenha publicado coisa à respeito me oriente.
    Obrigado!
    Janio de Souza
    PS: Tô gostando praka de ter ti achado, bom trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Post comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: